Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/16986
Título: O jardim enquanto um espaço educativo
Autor: Macedo, Vanda
Orientador: Couvaneiro, João
Palavras-chave: espaço educativo
educação não formal
atividades lúdicas
Data de Defesa: 3-Fev-2016
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Colégio São Cristóvão, em Setúbal, com um grupo de crianças com 4/5 anos de idade. O projeto desenvolvido teve como título “Vamos Descobrir o Jardim do Bonfim”. Procurei entender se partindo de um jardim, mais especificamente, do Jardim do Bonfim, é possível abordar os temas referentes às orientações curriculares do Pré-Escolar, ou seja, se um jardim é um bom espaço educativo. Tal como também procurei sistematizar o conceito de educação não formal e entender e descrever a sua relevância na educação das crianças. Relativamente à metodologia utilizada, enveredei pela investigação-ação, uma vez que fui durante a realização do projeto, investigadora e participante. Procurei registar os conhecimentos que as crianças tinham antes e depois do desenvolvimento dos trabalhos sobre os diferentes conteúdos, registando as suas conceções, solicitando que desenhassem e registando as atividades em fotografia. Elaborei uma proposta de didatização do Jardim do Bonfim, que tem como objetivo ser colocada em prática por educadores de infância ou outros profissionais de educação, com atividades que abordam os temas integrantes das áreas de conteúdo, sendo que algumas delas foram desenvolvidas na minha prática de intervenção pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/16986
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IP - ESEJPAlm - Mestrados

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final- Vanda Macedo.pdf13,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.