Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/14469
Título: O comportamento dos consumidores perante o recebimento de mensagens de SMS Marketing
Autor: Silva, Vera Lúcia Inácio da
Orientador: Cruz, Rui
Palavras-chave: SMS Marketing
Comportamento do consumidor
Intenções comportamentais
Data de Defesa: 28-Jul-2016
Resumo: Nos dias de hoje, os smartphones são cada vez mais vulgares no quotidiano das pessoas e com isto as empresas têm uma grande oportunidade para chegar aos seus consumidores e possíveis consumidores. Mas esta oportunidade, para alguns consumidores, gera um problema: invasão do seu espaço pessoal. O presente estudo tem como objetivo perceber como é que o consumidor valoriza a estratégia do SMS Marketing e qual a sua atitude perante a mesma, ou seja, uma vez que deu permissão para o recebimento deste tipo de SMS’s, interessa perceber se o consumidor dá importância a esta estratégia e como age quando as recebe. A metodologia utilizada é do tipo quantitativa, instrumentada através de questionários online a um tipo de amostragem por conveniência. Para analisar as hipóteses de estudo, foi realizada uma regressão linear múltipla. Os principais resultados indicam que apenas a dimensão Entretenimento (uma das características da publicidade por SMS) exerce influência nas intenções comportamentais dos consumidores. As estatísticas descritivas mostram que a dimensão Irritação é a que tem uma média mais elevada e o Entretenimento a média mais baixa o que indica a opinião dos consumidores em relação a esta estratégia.
These days, smartphones are increasingly common in the daily life of people and with that companies have a great opportunity to reach out their consumers and potential consumers. But this opportunity for some consumers, raises a problem: invasion of your personal space. The present study aims to understand how the consumer values the SMS Marketing strategy and what is the attitude towards the same, that is, once is given the permission to receive this kind of SMS's, it matters to understand whether the consumer gives to importance to this strategy and how he acts when he receives them. The methodology used is of quantitative type, instrumented through online questionnaires to a type of convenience sampling. To analyse the study hypotheses, a multiple linear regression was made. The main results indicate that only the dimension Entertainment (one of the features of SMS advertising) exerts influence on the behavioural intentions of consumers. The descriptive statistics show that the dimension Irritation is the one that has a higher average and Entertainment has the lowest average which indicates the opinion of consumers about this strategy
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/14469
Designação: Mestrado em Marketing Digital
Aparece nas colecções:UE - TDM - Teses de Mestrado

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