Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/14355
Título: A perspectiva do utilizador do Facebook relativamente à escolha de alojamento turístico
Autor: Almeida, Carolina Marto Sampaio de
Orientador: Leal, Maria do Carmo
Palavras-chave: Marketing digital
Comportamento do consumidor
Word-of-mouth
Redes sociais
Facebook
Turismo
Escolha de alojamento
Data de Defesa: 19-Jul-2016
Resumo: Atualmente assistimos a um aumento exponencial do uso dos social media como meio para planear as viagens lazer, bem como procurar por informações relativas a hotéis, restaurantes e outras empresas na indústria de turismo e viagens. Os social media criaram um novo canal de distribuição, tendo este influenciado e alterado a forma como os viajantes determinam o local onde vão ficar alojados. É importante que as empresas hoteleiras compreendam o comportamento dos consumidores face aos social media e, assim, determinar qual a forma de comunicação e que informações deverão disponibilizar nos seus sites. A título de exemplo, os hotéis conseguem interagir com os clientes através das redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Youtube, partilhar diversos tipos de conteúdos informativos e prestar assistência a questões. O presente estudo tem como objetivo compreender o uso das redes sociais, apresentando-se um maior foco na rede social Facebook, na promoção de um estabelecimento hoteleiro e, com isto, determinar se a promoção dos serviços hoteleiros através deste meio, apresenta influência na tomada de decisão de escolha de alojamento turístico. Por outro lado, pretendese analisar o impacto das avaliações/recomendações realizadas pelos consumidores presentes no Facebook. Adotou-se uma metodologia quantitativa, através de um questionário online. Para analisar as hipóteses de estudo recorreu-se a diversos testes estatísticos. Os principais resultados demonstraram que são diversos os meios online e offline em que os consumidores se baseiam para fazer a sua decisão de escolha de alojamento, sendo um destes o Facebook, que apresenta uma grande representatividade. O word-of-mouth, contabilizado através das opiniões dos antigos clientes presentes em sites de avaliações e em redes sociais revela-se uma componente determinante no processo de recolha de informação sobre determinado alojamento e consequentemente influenciador na escolha de alojamento. Por último, verificou-se que o Facebook apresenta ter um papel decisivo no processo de decisão de escolha de alojamento turístico.
Nowadays we face an exponential increase of the use of the social media as a mean to plan a trip, as well as, search for information about tourist accommodation, restaurants and other establishments in the traveling business. The social media have created a new distribution channel that has changed the way travellers choose the place they will stay. It is important that the hoteliers understand the consumer behavior towards the social media, in order to determine the way to communicate with the audience and which type of contents should be shared in theirs websites. As an example, hotels can communicate and interact with the clients through the social networks, such as, Facebook, Instagram or Youtube, and share different types of contents and manage the establishment image. The current study aims to understand the use of the social networks, focusing on the social network Facebook, in the promotion of an establishment and try to demonstrate if the promotion of the hotel services through this approach, shows influence in the process of choosing a place to stay. On the other side, the study intents to analyze the impact of the reviews made from the consumers that have an account in the website Facebook. We have adapted a quantitative methodology, though the use of an online query. To analyze the study hypothesis we have proceeded to several statistic tests. The main results have showed that there are several online and offline means that the consumers use to make their establishment decision, being one of them the Facebook. The word-of-mouth, that can be found through the opinions of the former clients, present in website reviews and social networks, that have showed to be a very important component in the process of gathering information about a specific place, and consequently influent the establishment decision. Lastly, we have showed that the Facebook plays a decisive roll in the choosing process decision of tourist accommodation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/14355
Designação: Mestrado em Marketing Digital
Aparece nas colecções:UE - TDM - Teses de Mestrado

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