Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/12813
Título: A adaptação curricular e a construção de materiais pedagógicos
Autor: Quintino, Raquel
Orientador: Ribeiro, Maria
Lacerda, Maria
Palavras-chave: Ensino Básico
Necessidades educativas especiais
Construção de materiais adaptados
Paralisia cerebral
Diferenciação pedagógica
Inclusão
Data de Defesa: 30-Jun-2015
Resumo: Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais adaptados para crianças com NEE (necessidades educativas especiais), assim como, tentar compreender e verificar o porquê dos mesmos não serem sistematicamente usados. Visitados autores de referência e, explicadas e reflectidas as atividades realizadas e a construção dos materiais adaptados para trabalhar determinados temas e conteúdos do programa do 1ºCiclo procurei encontrar resposta para as perguntas que balizaram este estudo, procurando sempre a contextualização do mesmo. Durante o estágio, local onde escolhi a problemática para a realização deste relatório, foquei-me essencialmente numa criança com NEE, à qual era diagnosticada uma paralisia cerebral. Foi com esta criança que trabalhei a partir dos materiais adaptados que construí ao longo do estágio. A metodologia escolhida é de cariz qualitativo tendo usado como instrumento de recolha de dados a observação participante que foram registadas na forma de notas de campo. A análise dos dados permitiu-me perceber a importância do uso desses materiais num trabalho quer de diferenciação pedagógica quer de inclusão na sala de aula de um aluno com NEE.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/12813
Aparece nas colecções:ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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