Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/12341
Título: A estratégia de implementação e exploração de Unmanned Aircraft Systems na Força Aérea Portuguesa
Autor: Pais, Joel
Palavras-chave: UAS
Implementação
Exploração
CEDN
Rede
C2
FAP
Produto operacional
Entidade apoiada
Disseminação
Data: 2013
Editora: IUM
Resumo: Na impossibilidade de nos alhearmos da enorme expansão que o uso de aeronaves não tripuladas está a sofrer a nível mundial, surge com naturalidade o desejo de inclusão das capacidades proporcionadas por esta tecnologia no panorama nacional. A FAP, como líder das atividades aeronáuticas militares, reclama a si a competência para operar e explorar esta capacidade. Este trabalho de investigação procura assim definir uma estratégia de exploração e implementação de uma capacidade Unmanned Aircraft System (UAS) na FAP. A estruturação da investigação obedeceu ao método hipotético-dedutivo proposto por Quivy e Campenhoudt. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro é feita uma abordagem inicial aos UAS. São apresentadas as suas principais caraterísticas, vantagens e limitações relativamente às plataformas tripuladas. Após esta caraterização, é feito um cruzamento com o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (2013) no sentido de perceber de que forma uma capacidade UAS converge com os desígnios, missões e capacidades que o novo Conceito Estratégico augura para as Forças Armadas portuguesas. No segundo capítulo são usadas as cinco fases do ciclo de reconhecimento e vigilância para sistematizar a elaboração do modelo de exploração da capacidade UAS pela FAP. Esta exploração visa obter um produto operacional que sirva a vários beneficiários além da FAP, uma verdadeira capacidade nacional. No terceiro capítulo recorre-se ao método genérico de implementação de capacidades DOTMPLII para auxiliar no desenho do modelo de implementação da capacidade UAS adaptado à FAP e à obtenção do produto operacional descrito no capítulo dois. Dos principais resultados obtidos podemos referir a necessidade de ligar eficazmente os centros de comando das entidades apoiadas à entidade operadora, que é vital para permitir uma utilização flexível dos UAS e uma atempada disseminação do produto operacional obtido. Abstract: It´s impossible to deny the huge expansion that the use of unmanned aircraft is undergoing worldwide. The desire to include the capabilities provided by this technology in the national scene arises naturally. The Portuguese Air Force, as the leader of the military aeronautical activities, calls to herself the aptitude to operate and exploit this capability. This research thus seeks to define an exploration and implementation strategy for an Unmanned Aircraft System capability in PoAF. The research structure followed the hypothetical-deductive method proposed by Quivy and Campenhoudt. The work developed is divided into three section. The first section constitutes an initial approach to UAS. Their main characteristics, advantages and limitations compared to manned platforms are presented. After this characterization, the study of the new Strategic Concept of National Defense (2013) is integrated to understand how a UAS capability converges with the intentions, missions and capabilities that the new Strategic Concept prefigure for the Portuguese Armed Forces. In the second section, the five stages of the reconnaissance and surveillance cycle are used to systematize the development of the UAS exploration model by PoAF. This exploration model seeks to obtain a product that serves multiple operating beneficiaries beyond PoAF, a true national capacity. The third chapter uses the DOTMPLII method of implementing generic capabilities to assist in the drawing of the implementation model adapted to PoAF and to the process of obtaining the operational product described in section two. One of the main results of this investigation is the need to link effectively the command centers of the supported entities to the operating entity, which is vital to allow a flexible use of UAS and timely dissemination of the operational product obtained.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/12341
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CPOS - FA - Trabalhos de Investigação Individual

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