Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/12303
Título: O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
Autor: Bandeira, Andreia
Orientador: Paiva, Ana
Palavras-chave: Ensino Básico
Lúdico
Aprendizagem
Matemática
Jogo
Data de Defesa: 13-Jul-2015
Resumo: O presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/12303
Designação: Relatório de Prática de Ensino Supervisionado
Aparece nas colecções:ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BANDEIRA Andreia 2015.pdf9,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.