Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/12093
Título: As Forças Armadas e os Media
Autor: Gonçalves, Nuno
Palavras-chave: Canal de
Comunicação
Comunicação Estratégica
Imagem
Informação
Media
Opinião Pública
Organização
Valores
Communication
Communication Channel
Image
Information
Organization
Public Opinion
Strategic Communication
Values
Data: 2010
Resumo: A principal motivação para efectuarmos este estudo, consistiu em analisar as relações históricas entre os militares e os media, de forma a elaborar algumas recomendações conducentes a melhorar as relações dos militares com os media. Cientes que as tensões existentes entre as duas instituições não se vão desvanecer de imediato, considera-se que os militares devem identificar o que pode ser feito para minimizar os efeitos resultantes dessas tensões. E, embora a explicação para este fenómeno se possa dever em parte à atitude pessoal de alguns militares em relação aos media, não deixa de ser um facto que há uma profunda falta de comunicação e conhecimento entre os dois lados. Caracterizou-se o ambiente em que se desenrolou e que vai continuar a determinar esse relacionamento, apresentando as tendências históricas, a evolução da política de relações públicas na Defesa, e o estado actual das relações públicas dos Ramos das forças armadas, a fim de identificar que relacionamento deverá ser edificado na "Era da Informação", na “Era da 4GW”, ou, como concluímos, de "domínio da informação", tentando delinear a melhor maneira de estabelecer uma “aliança”, e dessa maneira, manter o apoio da opinião pública. A busca de uma melhor forma de relacionamento com os media, que se pretende seja pró activa, determinará a possibilidade das FFAA conseguirem, ou não, tirar proveito de enorme capacidade que a comunicação social tem para influenciar a opinião pública. Um relacionamento saudável com os media, e a forma como este se materializar, vai afectar directamente as percepções de nossa sociedade para as acções, os valores, o profissionalismo e a importância das suas Forças Armadas. O reconhecimento da importância do relacionamento das FFAA com os media na doutrina, vai também proporcionar aos militares, poderem tirar partido do efeito multiplicador de força que os meios de comunicação podem oferecer. Para isso terá de ser estabelecido um plano integrado de comunicação estratégico, estabelecendo um processo contínuo de diálogo verdadeiro e franco. Abstract: The goal for this study was to examine historical military-media relationships, but also to provide a few recommendations as a way ahead toward improving the shape of future Portuguese Armed Forces and media relationships. Knowing the tensions that exist between the two institutions will never completely evaporate, the military must consider what can be done to minimize the effects of those tensions. While this phenomenon of poor support may be due in part to the military personal feelings toward the media, it may also be that there is a profound lack of communication and knowledge between the two sides. We tried to analyze the media environment, historical trends, MOD public affairs policy evolution, and the current status of military public affairs in order to identify what these two sides share in the "Age of Information", the ―Age of 4GW‖, and, as we characterized it, of "Information Dominance", trying to underline a way to break up an alliance and gain the support of public opinion. By proactively engaging the media, the military can better leverage the media and take advantage of its tremendous capability to influence public opinion. Our best opportunity to garner and sustain national and international support for our Armed Forces is by maintaining a healthy relationship with the media. How well our military performs in this media relations endeavour will directly affect the perceptions of our society to the actions, the values, the professionalism and the importance of their own Armed Forces. By increasing recognition of the importance of media engagement in doctrine, the military can better take advantage of the force multiplier effects the media can provide. A complete plan to leverage the media is the key to a successful military-media relationship. It must be a continual process and those engaged in the dialogue must be truthful and forthright.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/12093
Aparece nas colecções:IUM-CRC-CPOG - Trabalhos de Investigação Individual

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