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Título: Melhorar para Melhor Cuidar da Pessoa com Ferida Cirúrgica num Serviço de Cabeça e Pescoço/ORL
Autor: José, Carina Lopes
Orientador: Pereira, Mariana
Palavras-chave: Enfermagem Médico-cirúrgica
Metodologia Trabalho Projeto
Qualidade de Cuidados
Pessoa com Ferida Cirúrgica de Cabeça e Pescoço
Medical-Surgical Nursing
Work Project Methodology
Quality of Care
Patient with Head and Neck Surgical Wound
Data de Defesa: Dez-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
Resumo: Estrutura-se no presente relatório, no contexto do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, todo o trajeto desenvolvido para a aquisição e desenvolvimento de Competências de Mestre e de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista, em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Como referencial teórico, que orientou a prática de enfermagem do mestrando, destaca-se a Teoria de Médio Alcance das Transições em Enfermagem de Afaf Ibrahim Meleis e todas as leis que regem a carreira de enfermagem. Evidencia-se como método utilizado a Metodologia de Trabalho de Projeto, empregue na realização de um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS). Com ele pretendeu-se a melhoria da qualidade dos cuidados à Pessoa portadora de ferida cirúrgica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço/Otorrinolaringologia de um Hospital da área da grande Lisboa, através de ações de formação sobre a higienização das mãos e sobre registos da ferida cirúrgica desta pessoa específica, passando também pela criação de um procedimento de cuidados à mesma. Este PIS contribuiu principalmente para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista no domínio da melhoria contínua da qualidade e da gestão dos cuidados, tendo sido garantidos todos os princípios éticos necessários ao longo do trabalho. O presente relatório descreve ainda a realização de um Projeto de Aprendizagem de Competências (PAC) que contribuiu para atingir as restantes competências específicas não atingidas no primeiro Projeto. Neste sobressai a realização de um Guia Prático sobre Instruções Gerais de Atuação em Situações Emergentes para o serviço onde decorreram os estágios e o curso básico de Comunicação em Cuidados Paliativos. A implementação destas ações tiveram como objetivo uniformizar práticas de qualidade na resposta às necessidades da pessoa específica do serviço de estágios, facilitadoras do nosso reconhecimento profissional, tendo em conta os ideais da Instituição. Ao refletir nas Competências de Mestre e nas Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica ficamos conscientes das capacidades adquiridas ao longo do processo académico e sensibilizados com os domínios que necessitam de maior investimento num futuro próximo, esperando contribuir para a qualidade e excelência no exercício da profissão
Abstract: This report, prepared in the context of the 3rd Master's Course in Medical-Surgical Nursing, School of Health, Polytechnic Institute of Setúbal, reflects the acquisition and development of Master, Common and Specific Skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing. The established rules of nursing career and Afaf Ibrahim Meleis’s East range Theory of Transitions were the theoretical framework that guided the master’s degree of nursing practice. The Project Work methodology was the method used in performing an Intervention Project in Service (IPS).Through training sessions on hand hygiene, surgical wound records and care of the patient with surgical wound, we intended to improve the quality of care at the Head & Neck Surgery / Otorhinolaryngology in a Hospital of the greater Lisbon area. The IPS contributed mainly to the specialist nurse skills’ development in the field of continuous quality improvement and care management. For this, we ensured that all necessary ethical principles throughout the work were accomplished. This report also describes the accomplishment of a Skills Learning Project (SLP) which contributed to achieve the specific skills that were not met in the first Project. In the latter there is a practical guide about General Instructions in Emerging Scenarios for the service where took place the training and the basic course on Communication in Palliative Care. The implementation of these actions aimed to standardize quality practices in response to the needs of the patient in the training service, enabling our professional recognition and taking into account the ideals of the institution. Both common and specific competencies of Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing as well as the Nursing Master‘s skills acquired throughout the academic process , had given us important tools to be aware of the areas that need improvement in the near future. Thus, we hope to contribute to the quality and excellence in the profession.
Descrição: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10691
Aparece nas colecções:IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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