Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10688
Título: Protocolo de atuação de admissão e alta de doentes num recobro cirúrgico: precioso ou prescindível?
Autor: Teixeira, Robert Sousa
Orientador: Martins, Maria de Lurdes
Palavras-chave: Recobro
doentes
Serviço de Urologia/Cirurgia Vascular
critérios
admissão
alta
metodologia de trabalho de projeto
Recovery room
patients
Urology Service / Vascular Surgery
criteria
admission
discharge
project work methodology
Data de Defesa: Dez-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
Resumo: Este relatório de trabalho de projeto contém, tendo por base as competências do enfermeiro especialista em EMC e de mestre em enfermagem, um Projeto de Intervenção em Serviço subordinado ao tema: Protocolo de atuação de admissão e alta de doentes num recobro cirúrgico: precioso ou prescindível? O mesmo surgiu pelo facto de exercermos no Serviço de Urologia/Cirurgia Vascular de um Hospital da Margem Sul, onde se verifica a inexistência de critérios estabelecidos de entrada e saída dos doentes do recobro e da sistematização de cuidados, sendo que o próprio recobro não é visto como uma unidade de cuidados pós-cirúrgicos diferenciada, mas como uma extensão da "enfermaria". Para o diagnóstico da situação, realizámos uma análise SWOT dos critérios existentes de entrada e de saída dos doentes do recobro. Recorreu-se à escala modificada de Aldrete, utilizada para a alta do doente nas unidades de cuidados pós-anestésicos, e à Escala de Etxebarria, utilizada no transporte de doente crítico. As principais conclusões a que chegamos prendem-se com a constatação de que a existência de um Protocolo com critérios de admissão e alta de doentes do recobro proporcionam a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes no recobro de um Serviço de Urologia/Cirurgia Vascular, num Hospital da Margem Sul.
Abstract: This report contains, based on the master’s skills, one Intervention Project in service the subject of the admission of action Protocol and high of patients in a surgical recovery room: Precious or dispensable? The same came in that we exercise in the Urology Service / Vascular Surgery Hospital in Region of Lisbon of the South Rim, where he observed a lack of established criteria for entry and exit of patients in the recovery room and the systematization of care, and the recovery room itself is not seen as a unit of differentiated post-surgical care, but as an extension of "nursery". To assess the situation, we conducted a SWOT analysis of the existing criteria for entry and exit from the recovery room patients. Resorted to scale modified Aldrete, used for high patient in the post-anesthesia care units, and Etxebarria Scale, used in the transport of critically ill patients. The main conclusions reached relate to the finding that the existence of a Protocol to the criteria for entry and recovery room of patients output are based on improving the quality of care provided to patients in the recovery room of a Urology / Surgery Service Vascular, a Hospital of the South Rim.
Descrição: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10688
Aparece nas colecções:IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Robert Teixeira - Versão final 21-12-2015.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.