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Título: Literacia Financeira: o caso dos alunos dos cursos da área financeira da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
Autor: Santos, António José da Conceição
Orientador: Alves, Maria Teresa
Palavras-chave: Literacia Financeira
Bem-estar Financeiro
Inclusão Financeira
Poupança
Ensino Superior
Data de Defesa: Dez-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: As atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros dos indivíduos têm ganho nos últimos anos uma importância crescente. Estes determinantes têm sido muito ligados à evolução das economias, associando-se os níveis de literacia financeira das populações ao desempenho económico de cada sociedade. Por isso mesmo existe uma crescente preocupação dos organismos internacionais, dos governos e dos bancos centrais em promover planos de ação junto das suas populações com o objetivo de aumentar o nível do conhecimento financeiro dos cidadãos. No caso especifico dos estudantes do ensino superior, têm sido efetuados estudos um pouco por todo o mundo com vista a identificar por um lado o seu nível de literacia financeira, bem como a adoção de medidas de promoção do conhecimento dos temas financeiros. O presente estudo tem como objetivo verificar junto de um cluster específico, que são os alunos dos cursos de licenciatura e mestrado da área financeira, ministrados na Escola Superior de Ciências Empresariais / Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), os seus níveis de conhecimento quanto à sua inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. Para o efeito utilizou-se os métodos qualitativo, bibliográfico e descritivo e, como técnica de recolha de dados, recorreu-se ao inquérito por questionário. Os resultados obtidos foram satisfatórios no que ao conhecimento de cartões de débito e seguros diz respeito, mas já sobre indexantes foram bastante insatisfatórios.
Abstract: Attitudes, behaviours and financial knowledge of individuals have gained increasingly importance in recent years. These determinants have been closely linked to the development of economies, being financial literacy levels of the population associated with the economic performance of each society. For this reason there is a growing concern of international bodies, governments and central banks to promote action plans with their populations in order to increase the level of financial literacy of citizens. In the specific case of undergraduate and graduate students, studies have been developed all over the world to identify on one hand their level of financial literacy as well as the adoption of measures to promote knowledge of financial issues. This study aims to verify from a particular cluster, composed by undergraduate and graduate students of financial area courses of ESCE / IPS, their levels of knowledge about their financial inclusion, planning expenses, savings and financial literacy. Regarding the achievement of such target we have used qualitative, bibliographic and descriptive methods, and as a technique for the collection of data, the survey. The results were satisfactory as far as the knowledge of debit cards and insurances concerns, but quite unsatisfactory about indexes.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10539
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

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