Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10533
Título: A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
Autor: Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
Orientador: Moura, Ana Francisca
Palavras-chave: Adaptação
Bonding
Vinculação
Separação
Educador
Felicidade
Adaptation
Bonding
Linking
Separation
Educator
Happiness
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.
The present report falls within the scope of children’s adaptation in crèche and nursery school, with the aim to study this process in both contexts. Considering that parents see these valencies as trustworthy places to leave their children, it is fundamental that there is a partnership between the educator and the parents at the moment of receiving a new child. The educator has the role to achieve the best strategies so that the inclusion of the child takes place smoothly, developing feelings of protection and trust both in the child and in the parents. Regarding methodological aspects, I will use the method of qualitative research, having as data the several remarks, field notes taken during my internships, the teachers’ replies to the questionnaires, and also some of the children’s testimonies. The conclusion of this work will answer the question that started it, that is, the question of research action which aims to understand the most suitable behaviours to adopt by the teacher towards newly arrived children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10533
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio_AnaCláudia Veríssimo_Definitiva.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.