Browsing by Author "Viriato, Margarida Costa da Silva Palmeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Valores e motivações no mercado imobiliário de luxo: uma análise das dimensões simbólicas, sociais e funcionais na decisão de compraPublication . Viriato, Margarida Costa da Silva Palmeiro; Rosinha, AntónioA presente dissertação analisa o comportamento do consumidor no mercado imobiliário de luxo, focando-se particularmente na forma como os valores simbólicos, sociais e funcionais influenciam a decisão de compra, a disposição para pagar um preço premium e o passa-palavra positivo. Partindo de um modelo conceptual sustentado na revisão de literatura, foram integradas variáveis mediadoras que permitiram melhor compreender as dinâmicas emocionais e identitárias associadas ao consumo de imóveis de luxo. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um questionário que foi respondido por 163 participantes. A análise de dados recorreu a técnicas estatísticas descritivas, inferenciais e a modelos de mediação. Os resultados indicam que os Valores Sociais e Simbólicos exercem um impacto significativo no comportamento de recomendação, sendo esse efeito amplificado por variáveis mediadoras com forte componente emocional. Verificaram-se, ainda, diferenças significativas entre géneros, com os inquiridos do género feminino a atribuírem maior relevância às dimensões simbólicas e afetivas. Este estudo visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a atitude do consumidor em contextos de elevado Valor Simbólico, facultando indicações para as empresas do setor ajustarem os seus conteúdos de comunicação e experiência ao perfil do público-alvo.
