Browsing by Author "Vieira, Carla Patrícia de Pinho"
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- Avaliação da dor em idade pediátrica: Projeto de desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na área de Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Vieira, Carla Patrícia de Pinho; Reisinho, Maria da ConceiçãoDo Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e da Unidade Curricular “Estágio de Natureza Profissional” surge o relatório que pretende espelhar o trajeto efetuado para a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas, inerentes à referida especialidade e atribuição do título de mestre. Neste percurso teve-se como área de aprofundamento a avaliação da dor em idade pediátrica, sustentada na consciencialização que controlo da dor é uma prioridade na prestação de cuidados de enfermagem, indispensável na humanização dos serviços de saúde. É considerada pelas entidades acreditadoras, como padrão de qualidade e, o sucesso desse controlo depende da sua avaliação e reavaliação sistemática. A metodologia utilizada foi descritiva, analítica e reflexiva, de forma a sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, aliados a uma pesquisa bibliográfica e ao enquadramento legal da profissão. Os estágios de natureza profissional foram realizados nas Unidades de saúde: hospitalares e cuidados primários, apresenta-se a sua descrição, considerando estrutura física, recursos humanos, metodologia de trabalho e projetos de melhoria de cuidados. Pela transversalidade das temáticas, na área da saúde infantil e pediátrica destacam-se, as teorias de desenvolvimento infantil propostas por alguns autores; o Modelo de Parceria de Cuidados pela promoção do envolvimento ativo dos pais e da criança/jovem, em função dos conhecimentos e das capacidades, envolvendo-os como elementos ativos na tomada de decisão sobre a saúde/doença; a teoria da Transição de Meleis, com enfoque, na tipologia desenvolvimental e saúde-doença, nos fatores condicionadores e nos indicadores de resultado. Durante os estágios implementaram-se terapêuticas de enfermagem promotoras da consciencialização, envolvimento, desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades de crianças/jovens e pais, considerando as etapas de planeamento, implementação e avaliação das mesmas. Utilizou-se a plataforma educacional E4nursing alinhada com a Ontologia de Enfermagem, para apresentação dos quatro casos clínicos que representam a conceção de cuidados realizada em contextos clínicos. Para demonstrar a aquisição das competências comuns e específicas procedeu-se à análise crítico-reflexiva dos contributos advindos da prática clínica que permitiram o seu desenvolvimento considerando o enquadramento legal: domínios, unidades de competências e critérios de avaliação correspondentes. Todo o percurso formativo, permitiu a consciencialização que ser Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica constitui envolvimento contínuo e ativo na melhoria da segurança e qualidade dos cuidados à criança e jovem.