Browsing by Author "Oliveira, Daniela"
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- Consulta de enfermagem de vigilância de saúde infantil e juvenil aos 6/7 anosPublication . Pereira, Andreia; Martins, Catarina Delgado; Oliveira, Daniela; Carrilho, Miriam; Loureiro, Fernanda
- As dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do ensino básico, na lecionação da educação físicaPublication . Oliveira, Daniela; Rebolo, Maria AmáliaA Educação Física é uma disciplina comum a todos os anos de escolaridade. Esta disciplina por vezes é marginalizada, pois pode ser interpretada como a simples prática de exercício físico sem nenhuns complementos. A Educação Física tem bastantes conceitos associados, pois permite aos indivíduos algum tempo de prática de actividade física e desta forma, por exemplo, ajuda ao combate ao sedentarismo e não só – “As aulas de Educação Física na escola devem ser consideradas de muita importância e isso deve ser atribuído ao facto de promover o desenvolvimento integral do aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de equipa, (…) relaxamento, prática de desportos, entre outros.” (Oliveira, Souza, Oliveira, Postigo & Borragine, 2010) Desta forma, senti necessidade de perceber como é vista a lecionação da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, perceber essencialmente como é que os professores a interpretam e as dificuldades que sentem, conforme os seus currículos de formação e aquilo que lhes é proposto face ao ensino desta disciplina. A amostra é constituída por todos os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, vinte (20) indivíduos, do Agrupamento de Escolas de Santo André. Os resultados permitiram-me retirar algumas informações acerca das dificuldades sentidas no ensino da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico e as justificações dos professores deste Ciclo – por exemplo, pouca formação na área da Educação Física e assim, apresentam ter dificuldades na lecionação das aulas. Este acompanhamento/coadjuvação aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o estudo em si, poderá contribuir para uma melhor perceção das dificuldades ao lecionar a Educação Física, do ponto de vista dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e também apresentar algumas propostas para a tentativa de resolução das mesmas.
- Portuguese Validated Versions of the Alcohol Use Disorders Identification Test: A Systematic Review ProtocolPublication . Cardoso, Diogo Phalempin; Oliveira, Daniela; Antunes, Beatriz; Saraiva, Rosa; Angus, Kathryn; Gallardo, Eugenia; Rosário, FredericoIntroduction: Alcohol consumption ranks among the top ten risk factors contributing to the global disease burden. Several international organizations recommend the use of the Alcohol Use Disorders Identification Test to screen for at-risk drinkers. However, a fully validated Portuguese version of this test is lacking. The aim of this study is to systematically review validated versions of the Alcohol Use Disorders Identification Test in the Portuguese language, the documented problems and solutions in its application and proposed cut-offs to identify at-risk drinkers. Material and Methods: A systematic search will be performed in Ovid MEDLINE, CINAHL, PsycINFO, ÍndexRMP, LILACS, African Journals Online and SciELO databases, along with grey literature searches to identify validation studies of the AUDIT in Portuguese. Two authors will independently extract data and assess the studies’ methodological quality, using QUADAS-2 and CASP checklists. Discussion: This review will compare different validation studies of the Alcohol Use Disorders Identification Test in Portuguese-speaking countries, reporting, where possible, the psychometric properties, performance characteristics, suggested cut-offs and any documented limitations and suggestions. The results of this review could be used to propose an update of the alcohol screening and brief intervention guidelines in Portugal. The results could also prove useful to support the implementation of alcohol screening delivery by healthcare providers in Portugal and other official Portuguese-speaking countries. Conclusion: This review will provide important information on the validity of the Alcohol Use Disorders Identification Test as a screening tool for at-risk drinking in Portugal and other official Portuguese speaking countries.