Browsing by Author "Lima, João"
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- Ciber(in)segurança da infraestrutura de transportes públicosPublication . Escravana, Nelson Nobre; Lima, João; Ribeiro, CarlosA insegurança informática tem estado principalmente associada a ataques a computadores pessoais, ao furto de cartões de crédito ou aos ataques de negação de serviço aos sítios de internet de organizações de alta visibilidade. No entanto com a recente proliferação de ataques informáticos de elevada complexidade e eficácia, tem crescido entre os operadores de transportes públicos a necessidade de aumentar a resiliência da sua infraestrutura informática contra este tipo de ataques. Não obstante já existir um conjunto considerável de ferramentas construídas com o objetivo de prevenir e detetar ataques informáticos, estas não estão devidamente adaptadas às necessidades específicas de proteção de infraestruturas críticas. A nossa proposta consiste numa ferramenta de deteção de intrusões especialmente construída para ambientes com um elevado nível de automação e cujos processos podem ser facilmente descritos. O sistema desenvolvido pode ser uma forma especialmente eficaz de detetar ataques nas infraestruturas de transportes públicos e, por extensão, ser utilizada na proteção de infraestruturas críticas em geral.
- Comida de rua: consumo e perceção de salubridade em consumidores portuguesesPublication . Lima, João; Ortiz, Alfonsina; Agazzi, Beatriz; Fretes, Gabriela; Gonzalez, Juan; Arboleda, Luz; Nessier, María Celeste; Mauricio, Saby; Ivankovich, Sonia; Torres, Jairo; Gonzalez, Laura; Durán, Samuel; Brasioli, Marli; Velásquez, Ángela; Cabanes, Débora; Raimondo, Emilia; Cordón, Karla; Velasquez, John; Rocha, AdaIntrodução: A comida de rua define-se como os alimentos e bebidas prontos a comer, preparados e/ou vendidos na rua ou similares e esta tem-se revelado nos últimos anos uma tendência global na restauração, apesar da insegurança quanto às práticas higio sanitárias percecionada por alguns indivíduos. Objetivos: Conhecer o perfil de consumidores de comida de rua em Portugal, o tipo de alimentos, a sua frequência de consumo e avaliar a perceção do consumidor em relação à segurança alimentar, por comparação com os resultados obtidos em países da América Latina. Metodologia: Foi realizado um inquérito online, integrado num estudo multicêntrico a nível ibero-americano. Resultados: Em Portugal, dos 803 inquiridos, 50,9% são indivíduos entre os 18-30 anos, e a maioria são do sexo feminino. A maioria dos inquiridos consumiu comida de rua nos três meses anteriores ao preenchimento do inquérito. Cerca de 46% destes dizem ingeri-la com uma periodicidade inferior a mensal. Os alimentos mais consumidos foram os gelados (89,6%), as bifanas ou pão com chouriço/queijo/presunto (83,1%), as farturas/churros (80,3%) e os cachorros/hambúrgueres (79,8%). Os principais motivos de consumo foram a disponibilidade (48,7%) e o sabor (30,3%). O reporte de episódios de diarreia ou vómito após o consumo de comida de rua em Portugal apresentou um valor muito abaixo da média dos países latino-americanos. Em relação aos locais de venda de comida de rua verifica-se que 80,2% dos inquiridos considera que os mesmos se encontram sujos ou parcialmente sujos. Conclusões: Em Portugal, observa-se um consumo de comida de rua pouco frequente, sendo os gelados e as bifanas os alimentos mais consumidos, e o consumo determinado predominantemente pela disponibilidade e sabor deste tipo de alimentos. Globalmente a perceção de higiene dos consumidores portugueses é má, contudo o reporte de mau estar após a ingestão deste tipo de alimentos foi baixo.
- Contribuição da identidade dinâmica generativa para a criação de uma identidade corporativa.Publication . Lima, João; Penedos, ElianaO design generativo, no âmbito de identidade corporativa, está ainda pouco explorado. Escassas são as identidades dinâmicas generativas completamente oficializadas e usadas como sendo a identidade oficial. Desta forma, no sentido de aprofundar a investigação e de adquirir e proporcionar um maior conhecimento sobre esta área do Design, este projeto consiste na criação de uma identidade dinâmica generativa para a empresa Valfios. Os objetivos deste projeto passam pela exploração e enquadramento das identidades dinâmicas com e sem vertente generativa, bem como pela exploração e seleção das características intrínsecas da “Arte Generativa” como constituíntes para criar e representar uma marca a nível corporativo pela recente fórmula de identidade dinâmica generativa. Consideramos e analisamos esta entidade, a Valfios, de forma a garantir que a identidade dinâmica generativa era o método mais adequado para melhor representar a marca. Garantimos assim, que a identidade generativa desenvolvida não é forçada, e contribui de forma assertiva para a representação corporativa em foco.
- Development of a questionnaire to assess people’s food choices determinantsPublication . Ferrão, Ana C.; Guiné, Raquel P.F.; Correia, Paula; Ferreira, Manuela; Duarte, João; Lima, JoãoBackground: Diet and nutrition are major determinants of public health and are associated with a large number of diseases. Therefore, in order to plan actions to promote global health, it is crucial to understand people’s food choices. Objective: The aim of this study was the development and validation of a new instrument, a questionnaire to measure psycho-social motivations associated with food choices and eating practices. Methods: A descriptive cross-sectional study was undertaken on a non-probabilistic sample of 382 adult participants. The questionnaires were applied after informed consent only to adults (aged 18 or over) and the data were collected from January to April 2017 among the Portuguese population. The analysis has been conducted to explore the item-item correlation and the reliability of this new instrument. Results: The results indicated satisfactory correlations between the items of the different variables, except for Variable D (Social and cultural motivations) that did not show strong and significant correlations for almost any items. Considering all the items in each of the variables studied, Cronbach’s alpha values ranged from 0.32 for the marketing and commercial motivations to 0.64 for the economical and availability motivations. When some items were removed from the variables, the values of Cronbach’s alpha increased and ranged from 0.66 for social and cultural motivations to 0.78 for health, environmental and political motivations, and for marketing and commercial motivations. Conclusion: This work suggested that this questionnaire could be considered a suitable tool for exploring food choice determinants.
- Incêndios Urbanos - Centro Histórico de Viana do Castelo –Publication . Lima, JoãoA ocorrência de incêndios urbanos pode resultar em elevados prejuízos materiais, tanto coletivos como privados ou mesmo perda de vidas humanas. Sendo os centros históricos zonas suscetíveis de serem afetadas por este tipo de ocorrências e, uma vez que são locais onde se concentram edifícios com elevado valor patrimonial e histórico que devem ser preservados, torna-se necessário adotar políticas de Proteção Civil de forma a mitigar o risco nestas zonas, de um modo particular. Será realizada uma análise do histórico dos incêndios urbanos no Centro Histórico de Viana do Castelo entre 2009 e 2019, com o objetivo de compreender melhor as circunstâncias em que ocorrem este tipo de acidentes, principalmente as suas causas e consequências. Serão igualmente analisadas as condições em que ocorre a resposta perante a ocorrência de incêndios urbanos nesta área da cidade, como por exemplo a largura das ruas, a existência de hidrantes para apoio às operações de socorro deste tipo, os veículos utilizados e as suas características, o tipo e os materiais de construção do edificado existente. Como instrumentos de apoio à decisão serão elaborados mapas do edificado. Finalmente, o trabalho culmina com a produção de um plano de intervenção que permita dar uma resposta mais adequada em caso de incêndio, assim como apresentar medidas preventivas que terão efeito na redução de riscos.
- Looking at the food chain stakeholders: challenges and opportunities for sustainable food strategies in High Education Institutions (HEIs)Publication . Rocha, Ada; Soares, Aldina; Rodrigues, Alexandra; Neto, Belmira; Farinha, Carla; Avelar, David; Alves, Elsa; Lima, João; Melo, Nuno