Browsing by Author "Dias, Sandra"
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- Ambiente e saúde : coerência e estratégias de sustentabilidade ambiental em sistemas de informaçãoPublication . Dias, SandraA comunicação apresenta a investigação decorrida no âmbito do mestrado em Ciências da Documentação e Informação, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2014- 2015, sobre práticas ambientalmente sustentáveis no seio das bibliotecas públicas portuguesas. O estudo contribuiu para o levantamento de critérios e procedimentos ambientais passíveis de aplicabilidade ao universo biblioteconómico, os quais se pretende agora partilhar. Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, traçados pela Organização Mundial das Nações Unidas para a Agenda 2030, definida em setembro de 2015, surgem em consonância com a proposta da IFLA (International Federation of Libraries Association) que promove a inclusão dos serviços de informação como intermediários no caminho para a sustentabilidade. O desafio é pensar a ideia de «biblioteca global» como a nova «biblioteca do século XXI», que denota preocupação sobre as questões ambientais da atualidade e que age em conformidade ao estabelecer pontes entre as condições do ambiente e o bem-estar das populações e as comunidades que serve. Como conclusão propõese uma reflexão sobre estas linhas de ação e sua aplicação no contexto dos serviços de informação em saúde.
- Estudo qualitativo sobre a perceção de jovens do ensino superior em relação ao uso dos espaços naturais ao ar livre face à pandemia COVID-19Publication . Dias, Sandra; Fernandes, J.L.; Mendes, Rui; Andrade, C.A pandemia provocada pelo novo coronavírus SARs-CoV-2 alterou o comportamento em sociedade, impondo novas regras, como o distanciamento social e restrições na utilização de espaços fechados. A usabilidade de espaços ao ar livre e naturais aumentou. O presente estudo teve por objetivo entender a perceção das vantagens no uso dos espaços naturais ao ar livre e a intenção de manutenção de novos comportamentos adquiridos pelos estudantes do ensino superior (ES) em contexto da pandemia. Com recurso a entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados dez estudantes de instituições ensino superior portuguesas. A temática central abordada centrouse nas alterações na usabilidade de espaços exteriores para a prática desportiva e para o lazer provocadas pelo confinamento e desconfinamento em consequência da pandemia. Os resultados permitem caracterizar a utilização e a importância atribuída aos espaços naturais ao ar livre pelos estudantes em três temáticas. Na primeira os estudantes assumem os espaços naturais ao ar livre, como espaços de liberdade, onde é possível estar seguro, ter saúde e obter evasão. A segunda refere-se à sustentabilidade e como a utilização de espaços naturais responde a esse propósito, e o terceira considera os efeitos do confinamento e desconfinamento, em particular, os impactos na valorização dos espaços naturais, locais vistos como seguros em relação aos espaços fechados e proporcionando oportunidades de convivência de acordo com as orientações de segurança. Conclui-se que, com a pandemia, a utilização dos espaços naturais ao ar livre aumentou. Esses espaços foram vistos como promotores de saúde, bem-estar físico e emocional e espaço de convivência seguro. Todos os participantes neste estudo manifestaram, ainda, a intenção de continuar a procurar os espaços naturais ao ar livre, ainda que em contexto de pandemia, por considerarem um espaço promotor de efeitos positivos no seu bem-estar. A valorização destes espaços foi, ainda, observada como inerente a uma consciência pessoal orientada para a sustentabilidade.