Browsing by Author "Costa, Daniela"
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- Barreiras e facilitadores para a implementação do programa do programa Split.OA: um estudo qualitativoPublication . Costa, Daniela; Moniz, LuísIntrodução: A literatura revela que o exercício físico é efetivo na redução dos sintomas e melhoria da função e qualidade de vida em pessoas com Osteoartrose da anca ou joelho (OAAJ). Apesar das intervenções que envolvem programas de exercício serem amplamente recomendadas, a literatura revela que a sua utilização é subotima, assim como a aderência dos fisioterapeutas às recomendações para a OAAJ. Implementar novas intervenções envolve mudanças na prática clínica, os profissionais de saúde são um elemento-chave para o sucesso da implementação. Melhorar a adoção de práticas baseadas em evidências implica estudar o comportamento dos principais envolvidos. Este estudo explora as barreiras e facilitadores dos fisioterapeutas à implementação de um programa de exercício estruturado, informado por mudança comportamental, para pessoas com osteoartrose da anca ou joelho (Split.OA), em Portugal. Tem como objetivo identificar os determinantes dos comportamentos dos fisioterapeutas para a implementação do Split.OA ser bem-sucedida. Metodologia: Foram realizados três grupos focais, com um total de 18 fisioterapeutas portugueses, com base num guião de entrevista semiestruturado e baseado nos modelos COM-B (capacidade, oportunidade e motivação) e o Theoretical Domains Framework (TDF). Os grupos foram realizados através de videoconferência, gravados em formato áudio e vídeo, sendo posteriormente transcritos verbatim. Foi realizada uma análise de conteúdo dedutiva informada pelo COM-B e TDF por dois investigadores independentes. Resultados: Foram identificadas 13 barreiras (4 componentes do COM-B, 6 domínios do TDF) e 17 facilitadores (5 componentes do COM-B, 11 domínios do TDF) à implementação de uma intervenção de exercício estruturado, informada por mudança comportamental, pelos fisioterapeutas portugueses. Barreiras como a ausência de conhecimento de mudança comportamental, capacidade para promover a adesão ao exercício e programa, organização atual dos cuidados de saúde foram identificados. O conhecimento das recomendações para osteoartrose, a utilização do exercício nas intervenções e a confiança nas capacidades para implementar o Split.OA foram destacadas. Conclusões: Este estudo permitiu identificar as barreiras e facilitadores, pela perspetiva dos fisioterapeutas, à implementação do Split.OA. Estes dados vão permitir, posteriormente, informar o desenvolvimento de um programa de formação para os fisioterapeutas, que atue a nível dos determinantes identificados, para suportar os mesmos na implementação do Split.OA e que esta seja bem-sucedida.
- Beyond pain and disability: an explanatory mixed methods study exploring outcomes after physiotherapy intervention in patients with chronic low back painPublication . Pires, Diogo; Cruz, Eduardo; Costa, Daniela; Nunes, CarlaPurpose: The primary aim of this study was to explore relevant outcome domains for patients with chronic low back pain (CLBP) undergoing physiotherapy. A secondary aim was to examine potential discrepancies between meaningful changes in pain and disability and the global perception of improvement. Methods: An explanatory mixed methods design was employed. Twenty-two patients with CLBP completed self-reported measures before and after a physiotherapy programme. After the intervention, three focus groups were conducted with patients who perceived an overall improvement. Discussions were recorded, transcribed and analysed using thematic analysis. Results: Quantitative analysis showed an inconsistent relationship between changes in pain and disability measures and global improvements as perceived by patients. Two main themes emerged from the thematic analysis: “pain relief” (subthemes: reducing pain intensity and other symptoms; reducing medication intake; improving sleep quality) and “gaining control over the LBP condition” (subthemes: ability to selfmanage; return to function; and sense of well-being and normality). Conclusion: Patients with CLBP perceived multiple outcomes from physiotherapy treatment that cover the domains of global, physical, mental and social health. These study findings suggest that the targets of measurement for physiotherapy need to be expanded in order to reflect outcome domains valued by patients.
- Blended intensive programs in higher education: collaborative innovation for global health challengesPublication . Badiola Zabala, Alesander; Alves Lopes, António; Casaca Carreira, João; Costa, Daniela; Brottrager, Barbara; Wittkämper, Daphne; Molenaar, Esther; Maric, Filip; Kjønnerød, Irene-Charlotte; Wijchen, Joost van; Jokinen, Kaisa; Nikolaisen, Liv Johanne; Leeuwen, Ron vanBlended intensive programs (BIP) in higher education combine short-term mobility with online collaboration (BIP, 2024) to foster innovative learning and teaching methods. These initiatives facilitate joint curricular development for students, academics, and staff in Higher Education Institutions (HEI) and empower students to create innovative solutions for global health issues. Eight institutions from six countries developed a BIP to enhance students' understanding of global health and social challenges. The two-month program, involving 12 teachers and 35 students, was divided into an online session and an in-person week. The course covered migration, non-communicable diseases, climate change, and economic impacts on global health, emphasizing the Sustainable Development Goals. By the course's end, participants gained insights into global health complexities and the need for collaborative innovation. An online questionnaire surveyed participants, collecting both quantitative data and qualitative feedback, providing a comprehensive overview of their experiences and learning outcomes. Survey responses were mainly positive (n=25). Most participants felt the program increased their awareness of global issues, the importance of societal participation, and their profession's role in addressing them. However, some found certain lectures and activities less relevant, indicating areas for improvement.
- Factores de prognóstico para os resultados de insucesso da intervenção multimodal em fisioterapia, em utentes com dor lombar crónicaPublication . Costa, Daniela; Cruz, Eduardo Brazete; Caeiro, CarmenIntrodução: As elevadas taxas de insucesso, segundo o benefício clínico da intervenção da Fisioterapia, sugerem haver características dos utentes que influenciam o sucesso/insucesso da intervenção. No entanto, os estudos dos factores de prognóstico neste âmbito são escassos e inconsistentes. Objectivo: Este estudo pretende determinar se um modelo baseado em factores de prognóstico é capaz de prever os resultados de insucesso da Fisioterapia em utentes com Dor Lombar Crónica (DLC) a curto e médio prazo, para os outcomes incapacidade funcional, intensidade da dor e percepção global de melhoria. Metodologia: A amostra deste estudo de coorte prospectivo foi composta por 95 utentes referenciados para a Fisioterapia, avaliados antes da intervenção, 6 semanas após o seu inicio e 3 meses após o seu término. O insucesso foi determinado segundo a Diferença Mínima Clinicamente Importante para cada instrumento de medida: incapacidade da funcional pela Quebec Back Pain Disability Scale (QBPDS-PT), a intensidade da dor pela Escala Visual Análoga (EVA) e a percepção global de melhoria pela Patient Global Impression of Change Scale (PGIC-PT). Foram recolhidos dados sócio-demográficos, clínicos e medo do movimento. Resultados: Dos 95 participantes, 90 completaram o follow-up de 3 meses. Através dos modelos preditivos multivariados observam-se várias associações com os outcomes. Utentes com DLC com níveis de incapacidade na baseline mais elevados têm menor probabilidade de insucesso às 6 semanas (OR=0,936; 95% IC: 0,904-0,969). Aos 3 meses utentes com níveis de incapacidade na baseline mais elevados têm menor probabilidade de insucesso (OR=0,943; 95%IC: 0,911-0,977) enquanto utentes com irradiação da dor têm maior probabilidade de insucesso na incapacidade funcional (OR=3,237; 95%IC: 1,225-8,555). Para a intensidade da dor às 6 semanas, utentes com intensidade da dor mais elevada na baseline têm menos probabilidade de ter insucesso (OR=0,928; 95%IC: 0,899-0,959) mas utentes com excesso de peso (OR=2,866; 95%IC: 1,025- 8,013) têm mais probabilidade de insucesso. Aos 3 meses, utentes com intensidade da dor mais elevada na baseline (OR=0,940; 95%IC: 0,914-0,968) têm menos probabilidade de ter insucesso, mas utentes com dor irradiada para o membro inferior (OR=3,657; 95%IC: 1,277- 10,470) têm mais probabilidade de insucesso. Na percepção global de melhoria, utentes do género feminino (OR=3,225; 95%IC: 1,039-10,194) e com excesso de peso (OR=3,334; 95%IC: 1,113-9,806) têm mais probabilidade de insucesso às 6 semanas. Aos 3 meses de follow-up o modelo preditivo não reteve quaisquer variáveis associadas significativamente com o este outcome. Conclusões: Na generalidade os modelos preditivos têm capacidades classificativas, preditivas e discriminativas razoáveis. Este estudo pode ser um contributo para futuramente se conseguir agrupar utentes segundo as suas características associadas com o insucesso, oferecendo-lhes tratamentos mais específicos que melhorem a resposta à intervenção da Fisioterapia.
- How to define the success of physiotherapy in chronic low back pain patients?Publication . Pires, Diogo; Cruz, Eduardo; Costa, Daniela; Ribeiro, Ana Margarida; Vieira, Ana Cristina; Moniz, Sara; Nunes, Carla
- A importância da Literacia em Saúde da população Idosa PortuguesaPublication . Lages, Catarina; Costa, Daniela; Graça, Guida; Matias, Sandrine; Pires, Maria; Valido, SusanaA literacia em saúde está intimamente ligada à capacitação e à promoção da saúde, por forma a promover uma boa saúde. Níveis inadequados de literacia em saúde podem ter consequências significativas tanto a nível individual como coletivo, contribuindo para disparidades na saúde e influenciando a gestão de recursos e ganhos em saúde. No panorama português, verifica-se uma maior proporção de inadequação de literacia em saúde entre os idosos (65 ou mais anos) dificultando o acesso, compreensão, avaliação e aplicação da informação relacionada com a saúde, o que os coloca numa posição particularmente vulnerável, comprometendo o envelhecimento saudável. Objetivos: conhecer e analisar o estado da arte, do ponto de vista teórico, dos processos de literacia entre os idosos e no impacto sobre a sua saúde, bem como refletir sobre as estratégias para aumentar a literacia em saúde neste subgrupo da população. Metodologia: Revisão narrativa da literatura, de forma a realizar-se uma análise crítico-reflexiva. Para a obtenção de literatura seguiu-se uma estratégia de pesquisa que incluiu o Google Académico, bem como o acesso a sites governamentais e de sociedades científicas nacionais pertinentes. Utilizamos os termos "health literacy", "elderly" e "empowerment" para direcionar a pesquisa. Além disso, foram consultados livros técnicos sobre o tema. Conclusões: Existe uma relação significativa entre o nível inadequado de literacia em saúde e a mortalidade mais elevada entre os idosos. A promoção da literacia em saúde nessa faixa etária não apenas capacita os indivíduos para o autocuidado, mas também contribui para sistemas mais eficazes e comunidades mais saudáveis. Os enfermeiros desempenham um papel importante como agentes na promoção da literacia em saúde, desenvolvendo iniciativas que capacitam os cidadãos e promovem a adoção de estratégias adequadas, incluindo melhorias na comunicação e na minimização de fatores preditivos de baixo nível de literacia.
- Interpretação da experiência de dor, papel dos profissionais de saúde e efetividade da educação baseada na neurofisiologia da dor num caso de dor lombar crónica não específica.Publication . Pires, Diogo; Costa, Daniela; Cruz, Eduardo Brazete
- O jogo no processo de ensino-aprendizagem no primeiro Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Daniela; Garcia, MariaO presente Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio foi realizado em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básio (1º CEB), num colégio privado, com uma turma de 1º ano, com crianças de seis anos. O tema incide sobre o jogo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Este tema surgiu do contexto de estágio e será o objeto de estudo do presente trabalho. Serão abordados alguns aspetos históricos relacionados com a aprendizagem através do lúdico e também relacionados com os jogos pedagógicos. Para além disso, será também abordada a importância dos jogos pedagógicos como uma forma de estimular os alunos a aprender e como um meio para adquirirem conhecimentos de forma significativa. Será também aprofundado o uso de jogos pedagógicos como um recurso que o professor pode utilizar nas suas aulas de modo a motivar os alunos e a complementar o método de ensino utilizado. A metodologia usada foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados na recolha de dados foi a observação direta e participante, nomeadamente as notas de campo e o registo fotográfico. Ao longo do relatório serão também descritas algumas práticas observadas durante o estágio e serão relatadas e analisadas algumas intervenções pedagógicas que fiz com a turma com a qual estagiei. Deste modo, cheguei à conclusão do quanto é importante os alunos terem a oportunidade de adquirirem conteúdos de forma lúdica, nomeadamente através dos jogos pedagógicos.
- A pain neuroscience education program for fibromyalgia patients with cognitive deficits: a case seriesPublication . Pires, Diogo; Costa, Daniela; Martins, Isabel; Cruz, Eduardo Brazete
- A pain neuroscience education program for fibromyalgia patients with cognitive deficits: a case seriesPublication . Pires, Diogo; Costa, Daniela; Martins, Isabel; Cruz, EduardoBackground: The literature has suggested that Pain neurophysiology education (PNE) can have positive effects on pain, disability and maladaptive pain cognitions in fibromyalgia (FM) patients but no significant changes in these variables have been found in response to PNE in FM patients. Reasons for these findings may relate with the design of the PNE programmes, traditionally composed of only 1 or 2 sessions with a wide variety of complex contents, which do not take into account the memory and concentration problems identified in those patients. Purpose: This case series aims to describe the effects of a combined programme of PNE and exercise for FM patients. The PNE was specifically designed for FM patients with cognitive deficits and included 6 sessions of PNE in a face-to-face format complemented with an educational booklet, the discussion of a case study and involvement of family members in treatment sessions. Methods: Nine consecutive patients with a diagnosis of FM and concentration and memory problems (identified by the concentration subscale of the checklist of Individual strength- CIS-20, and a numeric scale to access memory) were included in this case series. All patients underwent in a 6-week programme (first 3 weeks) followed by 6 sessions of individualized exercise (aerobic exercise, motor control training and aquatic exercise). Participants were assessed at the baseline, 3 and 6 weeks, and at 3 and 6 months follow-ups. Outcomes measures included the Numerical Pain Rating Scale, the Tampa Scale of Kinesiophobia, the Pain Catastrophizing Scale, and the Patient Global Improvement of Change Scale. Results: All 9 participants were women with a median age of 53 years (range: 38e64). Six weeks after the beginning of the intervention, all the patients reported perceived benefits in perception of overall change, and 7 of the 9 patients (78%) demonstrated a clinically meaningful improvement in pain intensity. Of the 9 participants, 8 exhibited reductions in pain catastrophization and 7 in kinesiophobia. However, at the 6 months follow-up, the proportion of patients with a clinically meaningful improvement in pain intensity and in the perception of overall change decreases to 5/9 and 7/9, respectively. Conclusion: This case series suggests that an adjusted programme of PNE followed by individualized exercise could change maladaptive pain cognitions and decrease pain intensity in FM patients. The dilution of the course content for several sessions and the inclusion of additional learning strategies may have been critical for these results. Implications: This study’s results suggest that cognitive characteristics of FM patients should be considered in the design of PNE programmes in order to optimize their results. However, since a cause-effect relationship cannot be deduced from this case series, a randomized controlled trial should be taken into account to evaluate the effectiveness of this programme in FM patients.