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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2600

Título: Escola de inclusão vs sociedade integradora
Autor: Silva, Luís Fernando de Madureira Ferrás da
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Legislação
Profissão docente
Deficiente
Papel do estado
Issue Date: Oct-2012
Resumo: O presente trabalho visa proporcionar uma visão global do processo de integração de crianças portadoras de deficiência no ensino público, bem como as perspetivas futuras e respetiva integração profissional. O objetivo basilar foi abordar a inclusão escolar na sua dimensão psicossocial, legal e educativa, por um lado. Numa segunda fase procurou-se recolher dados relativos à integração profissional, às medidas legislativas existentes, bem como as críticas/sugestões de portadores de deficiência a exercer algum tipo de atividade profissional. Neste ponto também se recolheram informações junto de profissionais intervenientes no processo (professores, psicólogos, terapeutas, intérpretes, assistentes sociais, pais/responsáveis legais, empregadores), com vista a uma maior abrangência e objetividade de todo o processo. As entrevistas recolhidas visam essencialmente recolher o testemunho pessoal de quem é afetado diretamente quer pela deficiência, quer pelas medidas legislativas que têm vindo a ser implementadas. A inclusão escolar, de acordo com os testemunhos recolhidos, tem sido um sucesso, embora ainda existam arestas a limar. Por outro lado, a integração no mundo laboral nem sempre é fácil. É neste ponto que as maiores falhas continuam a sentir-se, como se poderá evidenciar nas entrevistas realizadas. Contudo, há a salientar que, aquando da escolarização dos entrevistados, o ensino especial ainda não era ministrado em regime de inclusão. No entanto, a maioria reconhece que a escola de inclusão é uma mais-valia para uma integração social e profissional de sucesso. Embora os resultados recolhidos da amostra se reportem à realidade açoriana, existem elos comuns com a realidade nacional. As dificuldades sentidas na conquista profissional só tende a ser dificultada em contexto nacional, onde a procura é muito mais significativa.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2600
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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