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Título: As perceções dos professores de educação visual e tecnológica face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
Autor: Martins, Cristovão Rodrigues
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Educação visual
Integração escolar
Educação especial
Issue Date: Oct-2012
Resumo: A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual constitui um processo que assenta em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao propiciar o direito à educação de todos os alunos com ou sem deficiência numa nova perspetiva de conceito e prática da Escola Inclusiva. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar quais as perceções e atitudes dos professores de Educação Visual e Tecnológica face à inclusão dos alunos com NEE. A estratégia de investigação seguiu a observação quantitativa, utilizando o inquérito por questionário com repostas fechadas. Envolvemos no questionamento um número limitado de inquiridos (professores de EVT a lecionar nas escolas da RAM), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à experiência e formação adquiridas no domínio da Educação Especial, dificuldades vivenciadas face à inclusão dos alunos com NEE e opiniões relativas à Inclusão dos alunos com NEE. Os resultados, advindos do presente trabalho de investigação, levam-nos a concluir que a maioria dos docentes inquiridos revela: sentirem-se preparados para atuar com alunos com NEE; não terem recebido formação no âmbito da Educação Especial e declaram manifestar um desconhecimento dos normativos legais respeitantes a essa área, à exceção do Decreto Legislativo Regional Nº 33/2009/M de 31 Dezembro de 2009. Por último, de forma antagónica, a generalidade declara não sentir dificuldades no plano do relacionamento pessoal e/ou pedagógico com alunos com NEE.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2599
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