O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2596

Title: A perceção dos professores sobre a importância da atividade lúdica na educação especial
Authors: Carneiro, Carla Roberta Teixeira
Keywords: Necessidades educativas especiais
Actividades recreativas
Jogo
Criança
Aprendizagem
Issue Date: Sep-2012
Abstract: A presente dissertação tem como principal objetivo compreender a perspetiva dos professores sobre as atividades lúdicas (o jogo e o brincar) no contexto educacional do pré-escolar/primeiro ciclo e eventuais pontos de convergência e divergência entre essas perspetivas no que concerne à sua aplicação no processo de atendimento de crianças com NEE. O jogo é um tema já muito debatido no domínio da Educação. É aliás, indissociável da sua história sendo inúmeras as suas teorias explicativas e extenso o debate sobre seu valor pedagógico. Educadores e psicólogos têm vindo a trazer a esta questão um contributo importante sendo no entanto ainda insuficientes os estudos da sua aplicação na área das NEE. Nesta dissertação discutem-se algumas dessas teorias, com especial destaque para as teorias psicológicas que relacionam o jogo com o desenvolvimento e a aprendizagem na criança. A partir daí o trabalho debruça-se sobre o estudo da perceção que os professores e educadores têm das atividades lúdicas em contexto de aulas com crianças com NEE onde se procura conhecer a forma como as concebem e valorizam bem como as formas que utilizam para delas tirar partido na prática pedagógica.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2596
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CarlaCarneiro.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics