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Título: Qual a perceção dos professores de primeiro e segundo ciclo e educadores de infância sobre a importância do jogo para a intervenção em alunos com hiperatividade?
Autor: Ramos, Ana Sofia Silva
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Hiperatividade
Família
Professor
Jogo
Issue Date: Sep-2012
Resumo: Parece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que mais afeta a população em idade escolar. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita acerca da PHDA, uma perturbação que afeta a vida social e académica de muitas crianças e adolescentes. Os tópicos referidos são a definição de PHDA, os seus sintomas e consequências para o aluno, a forma como a escola, professores e pais deveriam lidar com esta desordem para proporcionarem aos alunos um progresso positivo no seu programa educativo e terapêutico. A criança, a PHDA, problemas de aprendizagem e outras comorbidades são também abordadas dado que estes aspetos influenciam não só o processo de diagnóstico mas também o tratamento da PHDA. É ainda fornecida informação acerca dos diferentes métodos de diagnóstico usados na avaliação da PHDA. Num segundo capítulo abordaremos a importância do jogo nas crianças hiperativas, apresentando de uma forma sucinta, a definição de jogo, a sua origem e valor. É ainda feita uma abordagem à sua pedagogia e psicologia, bem como são apresentados alguns jogos a realizar com crianças hiperativas. Na segunda parte deste trabalho é apresentada a parte experimental, onde foi realizado um questionário a professores de primeiro ciclo, segundo ciclo e educadores de infância. Neste foram feitas várias perguntas sobre a PHDA, bem como a importância do jogo nesta síndrome. O objetivo prende-se em saber se os professores e educadores acham que o jogo ajuda as crianças com PHDA a tornarem-se seres mais bem-dispostos e rentáveis quer na escola ou em contexto social.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2588
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