O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2588

Título: Qual a perceção dos professores de primeiro e segundo ciclo e educadores de infância sobre a importância do jogo para a intervenção em alunos com hiperatividade?
Autor: Ramos, Ana Sofia Silva
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Hiperatividade
Família
Professor
Jogo
Issue Date: Sep-2012
Resumo: Parece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que mais afeta a população em idade escolar. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita acerca da PHDA, uma perturbação que afeta a vida social e académica de muitas crianças e adolescentes. Os tópicos referidos são a definição de PHDA, os seus sintomas e consequências para o aluno, a forma como a escola, professores e pais deveriam lidar com esta desordem para proporcionarem aos alunos um progresso positivo no seu programa educativo e terapêutico. A criança, a PHDA, problemas de aprendizagem e outras comorbidades são também abordadas dado que estes aspetos influenciam não só o processo de diagnóstico mas também o tratamento da PHDA. É ainda fornecida informação acerca dos diferentes métodos de diagnóstico usados na avaliação da PHDA. Num segundo capítulo abordaremos a importância do jogo nas crianças hiperativas, apresentando de uma forma sucinta, a definição de jogo, a sua origem e valor. É ainda feita uma abordagem à sua pedagogia e psicologia, bem como são apresentados alguns jogos a realizar com crianças hiperativas. Na segunda parte deste trabalho é apresentada a parte experimental, onde foi realizado um questionário a professores de primeiro ciclo, segundo ciclo e educadores de infância. Neste foram feitas várias perguntas sobre a PHDA, bem como a importância do jogo nesta síndrome. O objetivo prende-se em saber se os professores e educadores acham que o jogo ajuda as crianças com PHDA a tornarem-se seres mais bem-dispostos e rentáveis quer na escola ou em contexto social.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2588
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TrabalhodeMestrado.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics