O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2574

Título: A perceção dos professores de educação especial na implementação de programas individuais de transição em jovens com multideficiência
Autor: Ferreira, Olga Marisa Queirós
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Multideficiência
Passagem à vida activa
Integração profissional
Issue Date: Sep-2012
Resumo: A elaboração deste projeto enquadra-se numa abordagem compreensiva sobre a transição para a vida pós escolar para jovens no quadro da multideficiência. Este trabalho surgiu da necessidade que sentimos em querer conhecer melhor o processo de transição para a vida pós escolar e suas perceções e formas de atuação junto de professores de Educação Especial, após o novo normativo legal homologado pelo Estado Português, nomeadamente o Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. A Sociedade e a Escola têm vindo a modificar a sua forma de atuação, sendo esta não mais do que o resultado de uma história, uma cultura e uma tradição próprias, fruto de incidências e mudanças, contudo a resposta aos jovens multideficientes nem sempre se mostra a ideal. A resolução deste problema passa por um processo que tem que ter o seu início na Escola. Só a Escola poderá iniciar o processo para que a Sociedade se torne Inclusiva, colocando todos os seus alunos deficientes nas aulas regulares, melhorando a interação de pessoas com e sem deficiência, promovendo assim uma melhor preparação cultural da Sociedade para apoiar a vida pós escolar dos jovens multideficientes.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2574
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Olga Ferreira.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics