O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2574

Título: A perceção dos professores de educação especial na implementação de programas individuais de transição em jovens com multideficiência
Autor: Ferreira, Olga Marisa Queirós
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Multideficiência
Passagem à vida activa
Integração profissional
Issue Date: Sep-2012
Resumo: A elaboração deste projeto enquadra-se numa abordagem compreensiva sobre a transição para a vida pós escolar para jovens no quadro da multideficiência. Este trabalho surgiu da necessidade que sentimos em querer conhecer melhor o processo de transição para a vida pós escolar e suas perceções e formas de atuação junto de professores de Educação Especial, após o novo normativo legal homologado pelo Estado Português, nomeadamente o Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. A Sociedade e a Escola têm vindo a modificar a sua forma de atuação, sendo esta não mais do que o resultado de uma história, uma cultura e uma tradição próprias, fruto de incidências e mudanças, contudo a resposta aos jovens multideficientes nem sempre se mostra a ideal. A resolução deste problema passa por um processo que tem que ter o seu início na Escola. Só a Escola poderá iniciar o processo para que a Sociedade se torne Inclusiva, colocando todos os seus alunos deficientes nas aulas regulares, melhorando a interação de pessoas com e sem deficiência, promovendo assim uma melhor preparação cultural da Sociedade para apoiar a vida pós escolar dos jovens multideficientes.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2574
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Olga Ferreira.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia