O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2565

Título: Inclusão de crianças portadoras de trissomia XXI nas escolas do ensino regular
Autor: Gonçalves, Leila Marlise da Rocha
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Síndroma de Down
Deficiente mental
Criança
Integração escolar
Issue Date: Sep-2012
Resumo: As escolas do ensino regular acolhem muitas das vezes crianças com Síndrome de Down. Esta doença caracteriza-se por alterações causadas no organismo, devido a uma anomalia genética. A integração destas crianças nem sempre é feita nas melhores condições, sendo deficitária e até inexistente em muitas instituições de ensino. O professor deve ser um investigador ativo, sempre na ânsia de “saber mais”, ampliando os seus conhecimentos e a sua forma de pensar. Fruto de uma maior consciencialização, nos tempos que correm, a educação especial adquire cada vez mais um papel fundamental no acompanhamento continuado destas crianças – o que antes era visto como utopia, o direito à educação de todos, sem discriminação, tornou-se no séc. XX um direito de cidadania – e a escola passa a ser de e para todos. O termo “escola inclusiva” tornou-se um dos maiores desafios para aqueles que são responsáveis pela educação. A inclusão de todas as crianças no ensino regular tornou-se um imperativo e um dever. Nesta perfectiva e por forma a “conhecer a opinião dos docentes sobre os aspetos caracterizadores de uma resposta educativa adequada para alunos com Trissomia XXI”, este estudo surge como uma oportunidade de aprofundar o nosso conhecimento relativamente à Síndrome de Down e todo o impacto da inclusão de crianças portadoras desta doença nas escolas do ensino regular.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2565
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
teseLeilaGoncalves.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics