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Title: Parecer dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão de alunos sobredotados na sala de aula
Authors: Perdiz, Teresa
Keywords: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Sobredotado
Ensino básico 1° ciclo
Issue Date: Jul-2012
Abstract: Este trabalho teve como objeto de estudo a Sobredotação, nomeadamente a inclusão de crianças sobredotadas nas salas de aula do 1.º Ciclo. Em Portugal, o estudo da sobredotação tem sido alvo de um esforço e interesse contínuo por parte da comunidade científica. O caso da precocidade do desenvolvimento psicológico, e a possibilidade de uma entrada antecipada na escola, demonstra uma área em que a legislação educacional apresenta, no nosso país, alguma atenção educativa diferenciada aos alunos sobredotados. Deste modo e sendo uma realidade a permanência destes alunos na escola regular, é pertinente investigar qual a atitude dos professores face a esta temática. Para esse efeito utilizou-se uma amostra constituída por cento e trinta seis professores do 1.º Ciclo do ensino Básico, que responderam a um questionário constituído por duas partes. Deste estudo, podemos concluir, principalmente, que: 1) as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE, não são influenciadas pelo fator idade; 2) os professores reconhecem a importância da sala de aula para os alunos com NEE; 3) os professores sem especialização em Educação Especial não conhecem todas as caraterísticas e necessidades dos sobredotados; 4) a presença de sobredotados numa turma do regular beneficia os restantes alunos; 5) as escolas não possuem apoios, quer materiais, quer humanos para a inclusão de sobredotados; 6) os professores reconhecem a importância da formação para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2496
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