O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2496

Título: Parecer dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão de alunos sobredotados na sala de aula
Autor: Perdiz, Teresa
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Sobredotado
Ensino básico 1° ciclo
Issue Date: Jul-2012
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo a Sobredotação, nomeadamente a inclusão de crianças sobredotadas nas salas de aula do 1.º Ciclo. Em Portugal, o estudo da sobredotação tem sido alvo de um esforço e interesse contínuo por parte da comunidade científica. O caso da precocidade do desenvolvimento psicológico, e a possibilidade de uma entrada antecipada na escola, demonstra uma área em que a legislação educacional apresenta, no nosso país, alguma atenção educativa diferenciada aos alunos sobredotados. Deste modo e sendo uma realidade a permanência destes alunos na escola regular, é pertinente investigar qual a atitude dos professores face a esta temática. Para esse efeito utilizou-se uma amostra constituída por cento e trinta seis professores do 1.º Ciclo do ensino Básico, que responderam a um questionário constituído por duas partes. Deste estudo, podemos concluir, principalmente, que: 1) as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE, não são influenciadas pelo fator idade; 2) os professores reconhecem a importância da sala de aula para os alunos com NEE; 3) os professores sem especialização em Educação Especial não conhecem todas as caraterísticas e necessidades dos sobredotados; 4) a presença de sobredotados numa turma do regular beneficia os restantes alunos; 5) as escolas não possuem apoios, quer materiais, quer humanos para a inclusão de sobredotados; 6) os professores reconhecem a importância da formação para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2496
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TeresaPerdiz.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia