O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2486

Título: Atitudes dos professores do ensino público face à síndrome alcoólica fetal, em função da idade e do tempo de serviço em educação especial
Autor: Costa, Neuza Maria Jesus da
Palavras-chave: Alcoolismo
Toxicomania
Escola
Issue Date: Jul-2012
Resumo: A presente investigação tem como tema principal a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O álcool ingerido pela mulher grávida espalha-se na corrente sanguínea e entra em contacto com o feto através da troca de nutrientes na placenta. Este ainda não tem os órgãos preparados para este tipo de acção nem mecanismos de defesa, portanto, a quantidade de álcool e a fase da gravidez podem contribuir para o aumento de risco de aparecimento da SAF. Esta caracteriza-se pela manifestação de irregularidades neonatais singulares de desenvolvimento, intelectuais e corporais associados ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez. Vários autores estudaram este assunto em variadas vertentes, chegando a diversificadas conclusões. O principal objectivo deste trabalho é analisar o conhecimento que os professores têm sobre a problemática da SAF, desde características físicas, cognitivas e sociais, passando por estratégias de intervenção e condições de apoio nas escolas a esta situação; analisar as atitudes dos professores do ensino público relativamente à SAF e verificar de que forma as mesmas variam em função da idade e do tempo de serviço em Educação Especial. Os resultados permitem verificar que o conhecimento dos professores com idade igual ou inferior a 30 anos é mais alargado quando comparado com o dos professores mais velhos. Da mesma forma as atitudes variam em função da idade e do tempo de serviço em EE. Os professores mais novos e os que têm experiência na EE revelam atitudes mais conscienciosas da problemática apresentada. Concluímos que é imperativa a aposta na formação dos profissionais da educação, por forma a potenciar as suas estratégias e metodologias com vista a intervir objectivamente e com resultados positivos junto dos alunos com SAF.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2486
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
NeuzaCosta.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia