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Título: Perspetiva dos professores do 2º ciclo sobre a importância do jogo no desenvolvimento de alunos com perturbação da hiperatividade e défice de atenção
Autor: Fernandes, Maria do Rosário Borges de Pinho
Palavras-chave: Hiperatividade
Dificuldade de aprendizagem
Jogo
Aprendizagem
Issue Date: Jul-2012
Resumo: As crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), podem ser um verdadeiro desafio para os pais, professores e para os próprios. Apresentamos a PHDA, nomeadamente as suas causas, diagnóstico e tratamento numa tentativa de perspetivar a importância do jogo no desenvolvimento de crianças com esta perturbação. O objetivo fundamental deste trabalho é tornar-se um instrumento para professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno, tanto do ponto de vista cognitivo como social e emocional, para além de sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito além da irrequietude e agressividade, que vulgarmente apelida estes alunos. Pretendemos demonstrar que os jogos podem ser ferramentas relevantes no desenvolvimento destas crianças, contribuindo para que aprendam a viver em sociedade. O jogo é uma ferramenta cultural muito importante, pois através dele o ser humano desfruta de momentos de diversão e descontração, beneficiando ainda de momentos de aprendizagem criativa. Os jogos permitem ao ser humano conhecer e refletir sobre a sua cultura, dando-lhe a oportunidade de modificar a sua forma de estar no mundo. O uso do jogo faculta a libertação da imaginação e criatividade, culminando em melhorias a nível social, intelectual, emocional, motor e até mesmo académico. A prática pedagógica em crianças com PHDA, com base no jogo, permite o desenvolvimento de capacidades sociais, que são, de facto, um dos seus piores problemas. Cabe ao professor usar o jogo como metodologia motivando os seus alunos, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem únicos.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2452
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