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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2429

Título: Marketing & promoção nas pequenas empresas de turismo: Estudo de caso: GAP viagens DMC
Autor: Santos, Tânia Isabel Isaac dos
Palavras-chave: Marketing
Promoção
Empresas de turismo
Estudo de caso
Promotion
Tourism companies
Case study
Issue Date: Jun-2011
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: Vivemos numa sociedade de consumo, que cresceu rapidamente ao nível da oferta de serviços e produtos à disposição de um vasto leque de consumidores de diferentes idades e características, multicultural, e com um poder de compra bastante díspar. O mercado actual abrange todos estes consumidores, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade para uma camada mais elevada, produtos e serviços regulares, e similares, de qualidade bastante inferior, a preços bastante acessíveis. Em turismo, o boom da oferta, a nível mundial, originou um feroz aumento da competitividade entre os prestadores de serviços e no mercado retalhista, gerando alterações significativas na economia dos diferentes mercados e no estilo de vida dos consumidores. Neste quadro de competitividade dos mercados acentuou-se a importância da divulgação da informação, e do desenvolvimento e aplicação de técnicas e ferramentas estratégicas para o marketing e promoção turísticos. Uma estratégia de marketing e promoção competitiva, capaz de conquistar a atenção e confiança do público a que se destina, é a ferramenta chave de uma empresa para conseguir um posicionamento seguro no mercado actual. Existe uma oferta cada vez mais diversificada, competitiva, e um número imenso de empresas prestadoras dos mesmos serviços e produtos direccionadas para os mesmos segmentos de mercado. A inovação e a diferenciação impõem-se pois como estratégia que poderá permitir a conquista do consumidor através da promoção, e garantindo-lhes novas experiências, qualidade, e novos produtos e serviços inovadores, no sentido de responder às suas necessidades e superar as suas expectativas. A área de estudo desta investigação concentra-se no marketing e promoção turísticos, com o objectivo de identificar e compreender as principais estratégias de marketing e promoção para as pequenas empresas de turismo. O presente estudo, para além de analisar uma empresa turística nova no mercado português - a Gap Viagens DMC (Destination Management Company) -, desde a sua criação, há dois anos atrás, até à realidade actual, e os meios que utiliza para se promover, procura também contribuir recomendando algumas estratégias e ferramentas a adoptar por parte dessa empresa, para melhorar a sua promoção através das principais ferramentas de difusão de informação.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2429
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