O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril >
ESHTE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2412

Title: Turismo de negócios: criação de uma marca certificadora
Authors: Colim, Cármen
Keywords: Turismo de Negócios
Certificação
Qualidade
Marca
Business Tourism
Certification
Quality
Brand
Issue Date: Apr-2010
Publisher: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Abstract: No turismo de negócios a principal motivação está directa e principalmente relacionada com objectivos profissionais e empresariais e não apenas recreativos e de lazer, pelo que o valor oferecido pelo destino baseia-se fundamentalmente na disponibilidade e no bom desempenho dos elementos que satisfaçam a motivação principal. A implementação de um sistema de gestão e de processos e a sua posterior certificação é uma mais-valia para qualquer organização. Traduz-se directamente na melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento com a optimização do desempenho operacional e numa nova cultura para a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a contínua satisfação dos clientes e de todas as partes interessadas. Dada a especificidade e a qualidade exigida a este sector e analisando a multiplicidade da oferta do turismo de negócios no seu todo, a criação de uma marca certificadora e qualificadora dos serviços inerentes ao sector apresenta-se como uma oportunidade de negócio, não só na criação da marca certificadora em si, mas também para o alvo da mesma. O presente trabalho tem como objectivo analisar e confirmar a viabilidade de uma marca certificadora para o turismo de negócios. Realizámos assim um conjunto de pesquisas nas áreas do turismo de negócios e da certificação. Pretendeu-se aferir se existe necessidade do mercado para a criação da marca, bem como a opinião sobre procedimentos envolvidos. Optamos pela realização de um trabalho de projecto pela pertinência do tema e pela lacuna de informação existente no mercado, o que nos levou a uma análise mais prática da sua viabilidade. Impõe-se a realização de pesquisas mais aprofundadas, nomeadamente na área da certificação.
Description: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2412
Appears in Collections:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2010.04.014_.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics