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Title: O software de gestão hoteleira em resorts: o caso do Complexo Bávaro do Grupo Iberostar
Authors: Ferreiro, Sofia Borges
Keywords: Gestão Estratégica
Inovação Tecnológica
PMS
ERP
Interfaces
E-services
Strategic Management
Technological Innovation
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Abstract: No capítulo I aborda-se a estratégia hoteleira adoptada por hotéis para que se compreenda a perspectiva e visão de uma adequada e estratégica gestão hoteleira. Para isso, é necessário distinguir dois diferentes tipos de hotéis existentes no mercado hoteleiro, nomeadamente os hotéis de cidade e hotéis de resort. A partir das respectivas caracterizações e enquadramentos em ambientes distintos, percebe-se agora as necessidades específicas de cada um para uma aplicação de software apropriada e adaptada às suas especificidades. Seguidamente, no capítulo II é analisada a inovação tecnológica e a sua importância e influência sobre a gestão hoteleira. De um ponto de vista geral, cada estratégia hoteleira tem objectivos específicos, com vista à maximização dos lucros através de uma elevada taxa de clientela e de uma rentabilização dos recursos. Estes objectivos são apenas atingidos quando se recorre ao auxílio de ferramentas de software de gestão hoteleira, adaptado a cada unidade hoteleira e às suas necessidades. Por outro lado, são abordadas as variantes relacionadas com o software de gestão hoteleira, como o Enterprise Resource Planning (ERP) e o Property Management System (PMS), ambas importantes ferramentas para optimizar os diferentes departamentos, conectando eficazmente recursos e serviços numa plataforma única de partilha de informação. Em seguida, as inovações tecnológicas são ainda decompostas noutros componentes essenciais na gestão hoteleira como os e-services e as interfaces. Os e-services são, por um lado, um perfeito exemplo das inovações tecnológicas na hotelaria que se traduz nos dispositivos electrónicos dos quartos de hotel com ligação à Internet, adicionando um valor acrescentado à qualidade dos serviços. Por outro lado, serão aqui analisadas as interfaces como um instrumento relevante à aptidão e comunicação interna e externa entre os diferentes departamentos e hotéis. De facto, as interfaces permitem a partilha de informação interna, o que agiliza a gestão hoteleira. Este meio inovador das tecnologias da informação é decisivo para o sucesso de uma unidade hoteleira, visto que melhora a capacidade de resposta aos serviços requeridos e reduz a incidência de erros. As interfaces são bastante úteis para grandes unidades hoteleiras como os resorts, onde não existe um sistema hoteleiro integrado, pois através da partilha de informação instantânea, permitem gerir eficazmente os diferentes departamentos, muitas vezes distantes uns dos outros e de difícil acesso. Finalmente, o capítulo III incide especificamente sobre o estudo caso desta dissertação, nomeadamente o Complexo Bávaro do Grupo Hoteleiro Iberostar. Neste capítulo, são analisadas as premissas das quais se parte para se verificar se estas se confirmam ou não, isto é, analisar a cobertura das necessidades operativas de um resort pelo software utilizado. Pretende-se basicamente investigar se o software utilizado pelo Complexo Bávaro, Grupo hoteleiro Iberostar cobre as diferentes necessidades de cada unidade hoteleira, o que corresponde à análise da satisfação dos utilizadores do software. Neste sentido, serão aplicados inquéritos aos diferentes responsáveis por cada departamento, com vista à compreensão dos dados e elaboração de uma conclusão acertada. Esta dissertação pretende compreender de que forma os sistemas informáticos respondem à gestão hoteleira de resorts, analisando os aspectos operativos resultantes da inovações tecnológicas na hotelaria e assim, fazer o levantamento das necessidades operativas de cada departamento e a cobertura por parte do software a essas mesmas necessidades.
Description: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Eventos
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2405
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