O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Supervisão pedagógica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2398

Title: Integração dos recursos educativos digitais no 1º ciclo do ensino básico: uma realidade ou uma utopia
Authors: Correia, Matilde Maria Pereira dos Reis Krohn da Silva
Keywords: Tecnologias da educação e informática
Ensino básico 1º ciclo
Formação de professores
Formação inicial
Recursos educativos
Issue Date: May-2012
Abstract: O presente trabalho “Integração dos Recursos Educativos Digitais no ensino do 1º ciclo: uma realidade ou uma utopia?” visa contribuir para um melhor conhecimento do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pois estas provocaram algumas alterações, sobretudo na forma e maneira de educar e ensinar, no método ensino aprendizagem. As TIC entraram na escola e por lá vão continuar, temos então de refletir na melhor forma de tirar o máximo partido das suas potencialidades, em especial das pedagógicas. A utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) pode revolucionar a aprendizagem dos alunos, através da criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para preparar os alunos para a vida ativa. O impacto da utilização dos RED na atividade docente é enorme, pois exige grande capacidade de adaptação por parte dos docentes a esta nova realidade, no entanto os desafios são aliciantes. Maioria dos estudos (Silva, 2004; Costa, 2008) revelam que um dos principais obstáculos à integração dos RED no processo ensino aprendizagem, prende-se com a falta de formação nesta temática. Este trabalho de investigação, de caráter qualitativo, tem vários objetivos, que foram elaborados com vista a responder às questões de partida: Será que os profissionais no ativo estão preparados para integração dos RED no ensino aprendizagem? De que forma a área de Estudo do Meio pode contribuir para uma melhor utilização dos RED? Estas questões foram elaboradas com base na leitura e resultados de alguns estudos. Os instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram: a entrevista, a inquérito e análise de documentos. Pensamos poder contribuir para uma menor iliteracia e uma plataforma online.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2398
Appears in Collections:ESEJD - Supervisão pedagógica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MatildeKrohn.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics