O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Supervisão pedagógica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2398

Título: Integração dos recursos educativos digitais no 1º ciclo do ensino básico: uma realidade ou uma utopia
Autor: Correia, Matilde Maria Pereira dos Reis Krohn da Silva
Palavras-chave: Tecnologias da educação e informática
Ensino básico 1º ciclo
Formação de professores
Formação inicial
Recursos educativos
Issue Date: May-2012
Resumo: O presente trabalho “Integração dos Recursos Educativos Digitais no ensino do 1º ciclo: uma realidade ou uma utopia?” visa contribuir para um melhor conhecimento do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pois estas provocaram algumas alterações, sobretudo na forma e maneira de educar e ensinar, no método ensino aprendizagem. As TIC entraram na escola e por lá vão continuar, temos então de refletir na melhor forma de tirar o máximo partido das suas potencialidades, em especial das pedagógicas. A utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) pode revolucionar a aprendizagem dos alunos, através da criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para preparar os alunos para a vida ativa. O impacto da utilização dos RED na atividade docente é enorme, pois exige grande capacidade de adaptação por parte dos docentes a esta nova realidade, no entanto os desafios são aliciantes. Maioria dos estudos (Silva, 2004; Costa, 2008) revelam que um dos principais obstáculos à integração dos RED no processo ensino aprendizagem, prende-se com a falta de formação nesta temática. Este trabalho de investigação, de caráter qualitativo, tem vários objetivos, que foram elaborados com vista a responder às questões de partida: Será que os profissionais no ativo estão preparados para integração dos RED no ensino aprendizagem? De que forma a área de Estudo do Meio pode contribuir para uma melhor utilização dos RED? Estas questões foram elaboradas com base na leitura e resultados de alguns estudos. Os instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram: a entrevista, a inquérito e análise de documentos. Pensamos poder contribuir para uma menor iliteracia e uma plataforma online.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2398
Appears in Collections:ESEJD - Supervisão pedagógica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MatildeKrohn.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia