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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2342

Título: Importância do transporte aéreo no turismo: o caso dos voos charters para o Brasil
Autor: Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor
Palavras-chave: Turismo
Transporte aéreo
Charters
TAP Portugal
Brasil
Issue Date: Oct-2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: O transporte aéreo tem um papel fundamental para o progresso do turismo internacional. As companhias charters tiveram igualmente um contributo importante para a abertura de novos mercados, sendo essenciais ao desenvolvimento do turismo organizado (ITC) para esses destinos. O mercado charter de Portugal para o Brasil iniciou-se em 2000, apesar dos muitos e sucessivos pedidos de anterior liberalização do mercado turístico português para aquele país anteriormente a esta data, nomeadamente dos operadores turísticos. Esta abertura do mercado aos charters levou a um crescimento exponencial dos voos charters para variados destinos no Nordeste do Brasil, muitos dos quais, até aí, completamente desconhecidos dos turistas portugueses. A consolidação do hub da TAP Portugal, como a companhia aérea preferencial entre a Europa e o Brasil, foi a base de sustentação para o aumento do número de voos para os destinos já existentes e para novos destinos no Brasil. O excesso de oferta, a saturação do destino, a valorização do real mas, mais importante, a alteração da frota de longo curso da TAP Portugal, para aviões de maior capacidade, permitiu-lhe oferecer esta capacidade adicional a preços competitivos aos operadores turísticos nacionais. Esta situação colocou um ponto final nos charters regulares para o Brasil, pois os operadores continuaram a programar o destino como anteriormente, com flexibilidade, qualidade no produto oferecido e sem assumir riscos. A presente dissertação pretende analisar a evolução do mercado charter para o Brasil desde a sua abertura, visando ao mesmo tempo compreender as principais alterações ocorridas na última década. As conclusões do trabalho demonstram que a alteração da política comercial da TAP contribuiu decisivamente para a queda do mercado charter para o Brasil, ao mesmo tempo que, a investigação também revelou que o decréscimo dos voos charters teve um impacto directo no declínio do número de turistas portugueses para o Brasil.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2342
Appears in Collections:ESHTE - Dissertações de Mestrado

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