O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Supervisão pedagógica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2234

Título: Adaptação da criança à escola - Estratégias e desafios na Educação-Pré Escolar
Autor: Costa, Ana Rita Rodrigues
Palavras-chave: Educação de infância
Desenvolvimento da criança
Relação escola-família
Entrada na escola
Issue Date: Jul-2011
Resumo: O tema do nosso trabalho de investigação surgiu devido à nossa necessidade de compreender como é que as crianças do nosso contexto profissional se adaptam à escola de forma a pudermos minimizar impactos negativos desta fase da vida da criança e dos seus Pais. Trata-se, pois, de um tema actual que suscita grandes preocupações nos Pais e Encarregados de Educação. Estamos certos que a escola e o educador têm um papel fundamental nesta etapa. Temos consciência que o sucesso da adaptação da criança, passa por um bom planeamento e organização por parte da escola. Neste estudo contextualizamos o tema fazendo um breve resumo da evolução da educação de infância em Portugal, passando pelo desenvolvimento da criança e, por fim, uma abordagem sobre a importância da relação família e escola nesta fase. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, cuja pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, com as seguintes questões: (i) o que sente a criança quando se separa pela primeira vez da família? (ii) o que sentem os Pais com esta separação? (iii) como preparam escola e família a entrada da criança na escola? Para a concretização de trabalho foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e inquéritos por questionário, que nos forneceram dados importantes que após terem sido tratados, analisados e interpretados, nos permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Deste modo, este estudo destina-se a compreender a adaptação das crianças à escola e desenvolver estratégias que permitam ajudar os pais nesta nova fase das suas vidas, assim como também propor novos desafios para que essa fase seja encarada de uma forma positiva.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2234
Appears in Collections:ESEJD - Supervisão pedagógica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Rita Costa - MSP.pdf717,31 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics