O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
CAM - Campo Arqueológico de Mértola >
CAM - Comunicações em Conferências Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1673

Title: Marketing, comunicação e informação no ambito da promoção da leitura em bibliotecas: estudo de caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Authors: Medeiros, Filipa
Salgado, Maria Armanda
Keywords: Bibliotecas especializadas
Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Marketing
Promoção da leitura
Literacia
Sociedade da Informação e do Conhecimento
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Issue Date: 2009
Abstract: Esta comunicação tem como principal objectivo dar a conhecer o plano de marketing para a promoção da leitura implementado na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), especializada em história e arqueologia da Civilização Islâmica e recentemente aberta ao público. Pretende-se apresentar e reflectir sobre as diversas estapas do plano de marketing, a saber: 1) diagnóstico interno e externo; 2) estabelecimento de objectivos; 3) estratégia de marketing; 4) marketing-mix; 5) orçamento; 6) controlo; 7) avaliação; 8) actualização do plano. A implementação do plano de marketing tem em vista não só a divulgação dos serviços e recursos desta unidade de informação, mas também a captação de novos utilizadores e, consequentemente, de potenciais leitores. Procede-se a uma clara aposta na disponibilização da informação, através do catálogo bibliográfico em linha e da promoção dos livros e de todos os recursos da biblioteca no site da instituição. Com estas estratégias, espera-se alargar o leque de utilizadores, dado este serviço de informação ser maioritariamente procurado por um público especializado e criar hábitos de leitura (em concreto através das iniciativas "Livro do Més" e "Boletim Bibliográfico de Novidades"; lançamentos editoriais; conferências; etc), potencializando a riqueza do vasto espólio bibliográfico do CAM, também direccionado para as áreas científicas do património e história local, a nosso ver não suficientemente explorado pelos leitores locais: É este o grande desafio que actualmente se coloca à equipa da Biblioteca do CAM e no qual se está a investir, actualizando-se, desta forma, o plano de marketing. Em suma, trata-se, pois, de averiguar de que forma é que o marketing, enquanto ferramenta de gestão, conduz à promoção da leitura e esta, por sua vez, reforça o plano de marketing.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1673
Appears in Collections:CAM - Comunicações em Conferências Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marketing_comunicação_informação_âmbito_promoção_leitura_bibliotecas_estudo_caso_Biblioteca_Campo_Arqueológico_Mértola.pdf6.12 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics