O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
IDN - Instituto da Defesa Nacional >
IDN - Revista Nação e Defesa >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1479

Título: Globalização económica e fragmentação geopolítica : a caminho de um mundo de equilíbrios instáveis e temporários?
Autor: Félix, Ribeiro
Palavras-chave: Economia internacional
Globalização
Geopolítica
Issue Date: 1998
Editora: Instituto da Defesa Nacional
Relatório da Série N.º: 2ª Série;Nº 98 (Outono 2011)
Resumo: Este texto explora a ideia de que a evolução mundial nos próximos anos vai ser marcada pela interacção complexa entre, por um lado as tensões associadas à Globalização da Economia Mundial, e por outro as Incertezas em torno da Fragmentação Geopolítica Mundial. Começa por identificar os grandes processos envolvidos na primeira "força motriz" - uma ampliação e "regionalização" da Economia Mundial; uma dinâmica de Globalização económica; uma competição acesa entre "Modelos de Capitalísmo"; uma mutação tecnológica abrangente, que modifica as estruturas económicas e a posição relativa das economias; e por último uma regulação económica global que procura responder à acumulação de tensões geradas pela interacção dos processos anteriores. Seguidamente identifica alguns processos chave que organizam a segunda" força motriz", como sejam o avanço da democratização, decorrendo em paralelo com a sobreposição de crises profundas em diversos Estados; um processo de fragmentação e "regionalização" em termos geopolíticos e de segurança; uma alteração na relação de forças entre potências, que está ainda numa fase inconclusiva; uma mutação tecnológica militar que pode influenciar decisivamente essa alteração; e a manifestação de dificuldades na regulação estratégica e geopolítica mundial, pela interacção dos processos anteriores e no contexto da ultrapassagem dos mecanismos de regulação típicos da guerra fria. Por último o texto ilustra algumas das interacções que se podem estabelecer entre as dinâmicas das duas "forças motrizes" sem explorar em profundidade o tema.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1479
ISSN: 0870-757X
Versão do Editor: http://www.idn.gov.pt/publicacoes/nacaodefesa/textointegral/NeD87.pdf
Appears in Collections:IDN - Revista Nação e Defesa

Files in This Item:

File Description SizeFormat
NeD87_JoseManuelFelixRibeiro.pdf544,94 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia