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Título: Gestão de Sistemas de Armas Baseada no Conceito “Full In-Support Services”
Autor: Salvada, José
Palavras-chave: Gestão da Manutenção
Sistemas de Armas
Manutenção Centrada na Fiabilidade
Desempenho
Disponibilidade
Organizações Aprendentes
Gestão do Conhecimento
Pensamento Sistémico
Organizações Adaptativas
Serviços Baseados no Desempenho
Issue Date: 2007
Resumo: As organizações com responsabilidades na manutenção de aeronaves são influenciadas pela evolução temporal e conjetural de um conjunto diversificado de fatores, dos quais se destacam a evolução tecnológica, os requisitos de treino, as competências técnicas dos recursos humanos, a disponibilidade de mão de obra e de sobressalentes, as restrições orçamentais e a fiabilidade dos sistemas. Atualmente, os fabricantes dedicam uma atenção especial ao planeamento e à maximização da eficiência da manutenção dos sistemas de armas durante a fase de conceção, que contribui para o aumento da sua fiabilidade e consequentemente da disponibilidade, ao menor custo e em condições de segurança, a designada Manutenção Centrada na Fiabilidade. A otimização da aplicação desta filosofia com a introdução de técnicas de monitorização e reengenharia de processos, requer investimentos significativos, especialização e experiência alargada na manutenção dos sistemas. As dificuldades sentidas para a sua implementação efetiva por parte dos operadores, surgiu assim como uma oportunidade para a indústria, que começou a oferecer pacotes de serviços integrados, focados na satisfação do cliente pelo nível de desempenho alcançado. É o caso do suporte integrado do tipo FISS – Fully Integrated Support Services. Os fabricantes de aeronaves, por seu lado, apercebendo-se desta necessidade do mercado e das vantagens decorrentes do estabelecimento de ligações duradouras e mais lucrativas com os operadores, começaram também a incluir com a venda das aeronaves a sua sustentação para todo o ciclo de vida. O incremento de contratos baseados no desempenho, é uma tendência confirmada a nível mundial, de acordo com os dados obtidos através de um inquérito por questionário. As organizações sentem assim, a necessidade de adaptarem a sua estratégia e cultura ao contexto interno e à oferta do ambiente externo: são as Organizações Adaptativas, que aprendem e evoluem. Abstract: Organizations responsible for aircraft maintenance are influenced by changes in various factors, such as technological evolution, training requirements, technical skills of human resources, manpower and spare parts availability, budget constraints and system reliability. Manufacturers are currently paying special attention to the optimization of aircraft maintainability at the design stage, which contributes to an increase in reliability, enabling higher levels of availability, at a low cost and in safe conditions, known as Reliability Centered Maintenance. Applying this philosophy through the introduction of monitoring techniques and process re-engineering requires significant investments, specialization and a vast experience of systems maintenance. The difficulties felt by the operators for effective implementation of RCM, became an opportunity for the aftermarket industry, which started offering integrated services packages, aimed at customer satisfaction and high levels of performance. This is the case of the FISS package – Fully Integrated Support Services. The aircraft manufacturers, on the other hand, realizing this market demand and understanding the advantages of establishing long lasting and profitable relationships with the operators, have also started offering fully integrated support for the whole life cycle of the aircraft at the time of sale. The increase of performance based contracts has become a worldwide tendency, confirmed by a survey carried out. The organizations feel they need to adapt their strategy and culture to the internal and external environment: they are Adaptive Organizations, which learn and progress.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1215
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