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Título: Programas de Manutenção de Aeronaves com Base em Monitorização/Controlo de Condição
Autor: Rodrigues, Alice
Palavras-chave: Aeronavegabilidade
Controlo de Condição
Condition Monitoring
Engine Condition Monitoring
ECM
Gestão da Manutenção
Health and Usage Monitoring System
HUMS
Implementação
Manutenção
Manutenção Condicionada
Condition Based Maintenance
Issue Date: 2008
Resumo: No contexto da aviação militar onde a operação segura de aeronaves com o mínimo de custos é, cada vez mais, a única forma viável de garantir o cumprimento da missão, a manutenção condicionada, realizada quando há evidências de anomalias em detrimento de um calendário pré-definido, assume uma posição destacada, por permitir a deteção atempada de falhas, bem como a maximização do tempo de operação. Sustentada no controlo de condição, a deteção das anomalias de um equipamento/órgão realiza-se através da monitorização de parâmetros (vibrações, análises de óleo, temperatura, etc) associáveis a sintomas, permitindo, deste modo, aferir o respetivo estado de “saúde”. Partindo dessa realidade, este trabalho de investigação pretende analisar os fatores determinantes para o controlo de condição em órgãos mecânicos de aeronaves na Força Aérea Portuguesa (FAP). Essa análise realiza-se em várias vertentes, nomeadamente ao nível da gestão da manutenção, respetiva organização, documentação, recursos humanos e sistemas de informação. Outra vertente correspondeu aos objetivos a alcançar com os sistemas de monitorização, e aspetos relacionados com a sua implementação e exploração. É analisado o panorama internacional em termos de transportadoras aéreas comerciais, onde o controlo de condição é prática corrente, e na aviação militar, onde se verifica um grande investimento em controlo de condição, especialmente em helicópteros pela sua criticidade e devido, em grande parte, ao desenvolvimento tecnológico. Decorrente da investigação fica reforçada a ideia da centralização da análise da informação monitorizada como garantia de maior eficácia. Verifica-se que os fatores organizacionais e de fiabilidade dos sistemas de monitorização são tão ou mais importantes para o sucesso da manutenção condicionada do que a configuração dos mesmos. Também se comprova que os objetivos a atingir com o controlo de condição enquadram-se em qualquer modalidade de gestão, incluindo na gestão de contratos de manutenção. Constatase que a implementação de novos programas se aplica, essencialmente, a órgãos mecânicos críticos, tendo como garantida a sua viabilidade técnica e financeira. Para sustentar esta fundamentação, foram encontradas potenciais dificuldades. A par destas constatações, são identificadas vulnerabilidades que, embora passíveis de resolução, dificultam um controlo de condição efetivo. O controlo de condição é apontado como uma atividade que encerra um potencial evolutivo, desde que enquadrada numa estratégia global de gestão da manutenção.Abstract: In a context where the military aviation safe operation of aircraft with minimal costs is, increasingly, the only way to guarantee the accomplishment of the mission, condition based maintenance held when there is evidence of deficiencies at the expense of a pre-set timetable, takes a prominent position by enabling the timely detection of faults, as well as maximizing the time of operation. Backed in the condition monitoring, the detection of faults is held by monitoring parameters (vibration, oil analysis, temperature, etc.) related to symptoms, thus allowing the assessment of the state of "health". Starting from this reality, this piece of research seeks to analyze the determinants for the condition monitoring of mechanical components of aircraft in the Portuguese Air Force (PRTAF). This analysis was carried out through the definition of statements, related with the maintenance management, organization, documentation, human resources and information applications. On the other hand, the objectives to reach with condition monitoring systems, and aspects related with its implementation and exploration where analyzed. The international scenario was also analyzed in terms of civil and military aviation, verifying the tendency of investment in condition monitoring especially in helicopters given its criticality and, to a large extent, of technological development. As a result of the research it was stated that for the analysis of the monitoring information, centralization of this activity is more effective. It was verified that the organizational and reliability factors of the monitoring systems are as important, if not more, for the success of the condition based maintenance as its configuration. It is also proved that the objectives to reach with the condition monitoring are fit in any type of management, including the maintenance contract management. Finally, the implementation viability of new monitoring systems applies essentially to critical mechanical components, supported by a study to analyze whether it is technically viable and economically justifiable. In this context some difficulties were found to support that study. There are also some organizational difficulties identified to perform an effective condition monitoring, but with a resolution perspective. The condition monitoring is pointed out as an activity that contains potential evolution, as long as it is part of a global strategy of maintenance management.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1198
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