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Título: Reestruturação do Curso de Promoção a Sargento-Chefe
Autor: Gomes, João
Palavras-chave: Aprendizagem ao Longo da Vida
Curso de Formação de Sargentos
Curso de Promoção a Sargento-Chefe
Formação Contínua
Issue Date: 2010
Resumo: Na Força Aérea Portuguesa, como em qualquer organização, a maximização da produtividade depende da qualidade de desempenho dos seus elementos e está diretamente relacionada com a adequabilidade e consistência da formação que vai sendo adquirida ao longo da vida e da carreira de cada elemento. Porém, aos militares da categoria de sargentos, frequentemente, depois do ingresso no quadro permanente, para além de eventuais cursos de cariz técnico, não é ministrada outra formação, que não aquela que recebem aquando da frequência do Curso de Promoção a Sargento-Chefe (CPSCH), já no posto de sargento-ajudante. Partindo desta problemática, este trabalho, realizado segundo a metodologia proposta por Raymond Quivy e Luc Van Canpenhoudt, teve como objectivo investigar de que modo poderá a eventual reestruturação do CPSCH ser uma necessidade, no contexto actual da Força Aérea, para o que, foram sendo testadas as hipóteses previamente formuladas. Tendo por base a literatura analisada, as entrevistas efectuadas a diversas entidades e o inquérito realizado aos sargentos que já tivessem frequentado o CPSCH, procurou-se: identificar de que modo as organizações aprendentes desenvolvem o desempenho dos seus colaboradores; determinar em que medida a introdução de boas práticas de aprendizagem ao longo da vida influencia a melhoria dos seus conhecimentos, aptidões e competências; e elencar as valências e competências conferidas pelo actual CPSCH, cuja necessidade já tenha sido detectada pela FAP, anteriormente à frequência do curso, ou sentida pelos sargentos no exercício de anteriores funções. O estudo revelou que nas organizações que favorecem e incentivam a aprendizagem, os colaboradores desenvolvem espírito de iniciativa e de inovação que é determinante para o aumento a sua produtividade. Revelou também, que a aplicação de boas práticas de aprendizagem ao longo da vida é um bom modelo de formação contínua que, contrariamente à Marinha e Exército Portugueses, é seguido pelo Exército espanhol e pela Força Aérea dos Estados Unidos da América, com resultados muito bons na eficiência operacional. Constatou-se ainda, que algumas valências e competências como Liderança, Chefia de equipas ou Técnicas de Comunicação, são necessárias à carreira dos sargentos, ainda antes da frequência do actual CPSCH. Da investigação realizada concluiu-se que a reestruturação do atual Curso de Promoção a Sargento-Chefe da Força Aérea é uma necessidade, no sentido de proporcionar aos sargentos, numa fase mais precoce das suas carreiras, determinadas valências e competências essenciais para o cumprimento eficiente da sua missão. Abstract: In the Portuguese Air Force, as well as in any organization, effectiveness of productivity depends on its member’s performance quality and it is directly related to the adaptability and consistence of training, which is gradually acquired throughout one’s life and military career. Nevertheless, to the NCO’s (Non Commissioned Officers), and after their joining the forces with a permanent link, beyond the eventual technical courses, and the one they attend when taking the Chief Master Sergeants Course (CPSCH – Curso de Promoção a Sargento Chefe) having achieved the rank of Master Sergeant, no other academic formation is usually provided. Starting from this equation, this work, developed according to the Raymond Quivy’s and Luc Van Canpenhoudt’s proposed methodology, had the goal of investigating in what ways might an eventual restructure of the CPSCH be a necessity in the present Air Force, to which, the previously formulated hypothesis have been under scrutiny. Based upon the analyzed literature, the interviews gathered from several sources and the inquiry collected from a universe of NCO’s who had already attended the CPSCH, the purpose was to: indentify in what ways, the learning organizations develop their members performance ability; determine to what extent the introduction of good learning practices contributes to the improvement of their knowledge, aptitudes and competences; and enumerate the skills and competence acquired in the present CPSCH, whose need had been noticed by the Air Force, previous to the attendance of the course, or sensed by the NCO’s during their former usual functions. The study has uncovered the fact that within organizations which favor the learning process, people tend to develop an innovation and initiative aptitude, which is essential to increase productivity. It has also revealed that the application of good learning practices throughout life is an evident model of continuous formation which, contrary to what happens in the Portuguese Army and Navy, is followed by the Spanish Army and the United States Air Force with outstanding results to the operational efficiency. It has also been noticed that some skills and aptitudes as for instance leadership, team leading or Communication Techniques, are fundamental to the NCO career, even before the attendance of the present CPSCH. From the research performed, it has been concluded that, the restructure of the current Air Force Chief Master Sergeant Promotion Course is an important need, so as to provide the NCO’s, at a sooner phase in their careers, with a consistent amount of knowledge to the successful accomplishment of their missions.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1158
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