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Título: A Integração da Qualidade no Sistema de Gestão da Força Aérea
Autor: Gabriel, Pedro
Palavras-chave: Cliente
Competitividade
Força Aérea
Gestão
Integração
Missão
Produtividade
Produto
Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
Visão
Issue Date: 2010
Resumo: O propósito deste documento é apresentar os resultados da investigação e do trabalho desenvolvido, a fim de propor um modelo que integre a Qualidade no Sistema de Gestão da Força Aérea (SGFA). As Organizações competem umas com as outras em distintas dimensões. As Organizações Militares (OM) competem num contexto ainda mais complexo, que as Organizações civis. As OM, pelo facto da violência dirigida ser o seu negócio, têm que triunfar quando o seu oponente, deliberadamente, degrada as suas capacidades. A Qualidade é um dos recursos disponíveis e que permite aumentar a produtividade e, por conseguinte, a competitividade das Organizações. Porém, esses resultados só se materializam se o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) estiver adaptado às características da Organização. Assim sendo, o propósito deste documento é apresentar um modelo de SGQ que se integra na FA e aumenta a sua competitividade. É apresentada uma breve discussão acerca da relação entre Qualidade, Competitividade e as OM. Então, é derivado um modelo de análise que permite responder à Pergunta de Partida em passos mais pequenos. Os resultados obtidos, durante a observação, são discutidos e as hipóteses formuladas são testadas. A Missão da Força Aérea (FA) tem oito vertentes e a sua Visão é tornar-se uma FA Modular, Projetável e Interoperável. O Produto Principal da FA são efeitos produzidos através do emprego do Poder Aéreo. Os Clientes externos da FA, podem ser divididos em nove categorias. A partir daí, o conceito para integrar a Qualidade no SGFA é desenvolvido. O conceito desenha um sistema composto por SGQ independentes, que interagem entre si, para realizar o Produto Principal da FA. Estes sistemas são dedicados a cada uma da Unidades de Negócio Independentes identificadas. Todos eles são, no entanto, supervisionados pela IGFA que apresenta os resultados ao GEN CEMFA. Este conceito foca-se no desempenho operacional e permitirá o aumento de competitividade da FA. O estudo, para permitir a implementação prática deste conceito, culmina com o enunciar de algumas recomendações específicas. Abstract: The purpose of this essay is to present the research performed and the work developed in order to propose a model to integrate Quality in the Portuguese Air Force (FA) Management System. Organizations compete with each other in several dimensions. Military Organizations (MO) compete in a context that is even more complex than civilian ones. The MO, due to the fact that directed violence is the core business, must triumph when their opponent is deliberately degrading their capabilities. Quality is one of the resources available to increase productivity and thus the Organizations competitiveness. But that’s only true when the Quality Management System (QMS) is adapted to the organizational characteristics. Therefore the main aim of this essay is to present a QMS model that integrates with FA and increases its competitiveness. A brief discussion on Quality, Competitiveness and the MO, is presented. Then, an analysis model is derived, allowing to follow an approach to the main question in smaller steps. The results obtained during the observation phase are discussed and the formulated hypotheses are tested. The FA Mission has eight specific purposes and its Vision is to become a modular, projectable and interoperable Air Force. The FA Main Product is to create effects by the use of its operational capabilities. Its external clients can be divided in nine different categories. Therefore, a concept to integrate Quality within the PtAF Management System is developed. The concept draws a system that’s composed by independent QMS that interact among their selves, in order to perform PtAF product. Those QMS are dedicated to each of the Independent Business Units identified. All of them are supervised by IGFA and the results are then presented to GEN CEMFA. The concept is focused in the FA operational performance and should increase FA competitiveness. This study, in order to allow the practical implementation of the concept, culminates with specific some recommendations.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1157
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