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Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1153

Title: O Processo de Gestão de Viaturas da Força Aérea
Authors: Silva, João
Keywords: Gestão Centralizada
Eficiência
Eficácia
Pool
Unidade Logística de Apoio
Racionalização
Issue Date: 2010
Abstract: A atual conjuntura colocou novos desafios aos gestores das diversas áreas sobre a esfera do Estado, a quem se impõe eficiência, eficácia e flexibilidade. Neste contexto, a entrada em vigor do Decreto-Lei 37/2007 procurou dinamizar o Sector Público nas atividades de gestão e exploração das viaturas património do Estado, a que a Força Aérea Portuguesa (FAP) não pode ser alheia. Neste Ramo das Forças Armadas, a dispersão das viaturas pelas várias Unidades pode originar que, por falta de recursos, não seja possível a realização de algumas missões necessárias a um órgão, tendo-se verificado que existiriam sempre meios excedentários noutros. Por outro lado, verifica-se que os meios nem sempre são convenientemente aproveitados, estando sujeitos a longos períodos de tempo de parqueamento, nos hiatos das missões. Também, a Repartição de Transportes tem alguma dificuldade na definição dos meios necessários à execução de missões de transporte não atribuíveis a uma única Unidade, tais como relocalização e destacamentos de esquadras de voo, exposições ou comemorações, devido à persistente resistência das Unidades em ceder os seus meios. A presente investigação estudou e propôs um modelo concetual a implementar para a gestão centralizada da frota de viaturas do tipo pesado da Força Aérea. Para tal, foram verificadas as experiências dos outros ramos das Forças Armadas e consultadas empresas do setor privado cuja esfera de ação é o transporte rodoviário. O estudo centrou-se na utilização das viaturas administrativas do tipo pesado, colocadas no continente, vocacionadas para o transporte geral de material ou pessoal. Perspetiva-se que a centralização dos recursos, o funcionamento em rede e a sinergia de valências dão uma resposta eficaz aos problemas identificados. Porque os dois recursos são indissociáveis, quantificou-se a necessidade de condutores com qualificação em condução de viaturas pesadas, verificando-se que é possível diminuir substancialmente a quantidade de praças sujeitas anualmente ao curso de condução C+E, caso se evolua para o sistema proposto. Recolheram-se os dados relativos aos serviços efetuados pelas viaturas nas diversas Unidades em 2008. Foram abordadas as missões de transporte tipo de cada Unidade, tendo sido quantificados indicadores que nos permitiram verificar que no presente há uma baixa taxa de exploração dos meios. Verificou-se que, numa perspetiva de rentabilização, a operação deverá ser feita a partir de uma única Unidade, dando resposta a todas as necessidades da Organização, utilizando o menor número de recursos possíveis. Concluiu-se que é possível maior eficiência através da utilização duma menor quantidade de viaturas para o cumprimento da missão superiormente determinada. Também maior eficácia, na medida em que torna possível a execução de tarefas que não se realizariam por falta de meios. Permite, ainda, ter uma frota mais adequada em número, com meios mais modernos e adaptados às missões da FAP. Abstract: The current situation has brought new challenges to managers of the various areas on the sphere of the state, which is required efficiency, effectiveness and flexibility. In this context, the entry into force of Decree-Law 37/2007 sought to streamline the public sector in the administration and operation of assets of the vehicles, which the Portuguese Air Force (FAP) cannot be alien. In this branch of the armed forces, the dispersion of vehicles by various units that may result from lack of resources, it is possible to perform all tasks necessary to an organ, it became clear that they would have surplus in other ways. Moreover, it appears that the means are not always conveniently recovered and are subject to long periods parking gaps in the missions. In addition, the Division of Transportation has some difficulty in defining the means of carrying out missions of transport is not attributable to a single unit, such as relocation and postings of flight units, displays or celebrations, due to the strength of units to surrender their means. This research studied and proposed a conceptual model to be implemented for centralized management of heavy vehicles of Portuguese Air Force. To this end, we found the experiences of other branches of the military and consulted private companies whose sphere of action is road transport. The study focused on the use of heavy administrative vehicles, placed on the continent, aimed at the transport of material or personnel. It is expected that with the centralization of resources, networking and with the valence synergy that provide an effective response to identified problems. Because the two recourses are inseparable, assessed the need for heavy vehicles qualified drivers, checking that it is possible substantially reduce the amount of squares each subject to C and E driving course, if it evolves into the proposed system. The data on services provided by vehicles in the various units in 2008 are collected. Have discussed the type of transport missions of each unit, were not quantified indicators that allow us to check that in this there is a low rate of exploitation of resources. It was found that, in order to maximize returns, the operation must be made from a single unit, addressing all the needs of FAP, using the fewest possible resources. Concluded that is possible greater efficiency by using a smaller amount of vehicles for the fulfilment of certain superior. In addition, more effective, as it makes it possible to perform tasks not carried out due to lack of means. It also allows having a fleet of more adequate number, with the most modern and adapted to the missions of FAP.
Peer Reviewed: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1153
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