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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1145

Título: A Utilização do “External Thermal Insulation Composite System” (Etics) na Reabilitação de Fachadas de Edifícios Existentes na Força Aérea
Autor: Alves, Adelino
Palavras-chave: Conforto térmico
Desempenho
Eficiência energética
Energia
Isolamento térmico pelo exterior
Reabilitação
Sustentabilidade
Viabilidade
Issue Date: 2010
Resumo: O panorama relativo ao parque edificado da Força Aérea (FA) permite constatar que a maior parte dos edifícios de alojamento são antigos e apresentam carências ao nível do seu desempenho, principalmente em relação à economia de energia, durabilidade e adequabilidade ao uso. Sabendo que a conjuntura actual da FA, indicia que as necessidades deste tipo de edifícios se encontram satisfeitas, eventuais construções novas se limitarão, previsivelmente, a situações muito pontuais. Nestas circunstâncias, crê-se que a reabilitação dos edifícios constitui o caminho privilegiado rumo à sustentabilidade dos recursos existentes, indo ao encontro das recomendações da União Europeia (UE) que vem impondo aos Estados Membros medidas que conduzam à melhoria do comportamento térmico dos edifícios, com vista à redução dos consumos energéticos dos mesmos. É neste contexto que o presente trabalho de investigação permite verificar que o reforço do isolamento térmico das paredes de fachada exteriores dos edifícios de alojamento e serviços existentes na FA, com recurso ao sistema de isolamento térmico pelo exterior do tipo External Thermal Insulation Composite System (ETICS), conduz a poupanças significativas de energia. Comparando as soluções existentes com algumas opções em que se vai aumentando a espessura do isolamento térmico, obtiveram-se resultados de poupança de energia a variar entre os 38% e os 82%, conforme o tipo de parede, a zona climática do país onde o edifício se localiza e a espessura do isolamento de reforço. O trabalho esclarece ainda que o aumento da resistência térmica e a continuidade do isolamento em toda a superfície das fachadas reduz o efeito das heterogeneidades da envolvente, principalmente em relação às pontes térmicas planas, permitindo maximizar o efeito da inércia térmica na capacidade de amortecimento e desfasamento temporal dos picos de temperatura, melhorando as condições de conforto dos utentes dos edifícios em estudo. As conclusões do trabalho conduziram à identificação de recomendações, destacando-se, nomeadamente a criação de mecanismos que promovam as opções pela reabilitação e o desenvolvimento da eficiência energética nos edifícios da FA. Abstract: The situation regarding the buildings of the Air Force (AF) reveals that most of the buildings are old and with a low level of performance, especially with regard to energy savings, durability and suitability for use. Knowing that in the current state of affairs the AF requirements for this type of buildings are met, any new construction is limited. In these circumstances, it is believed that the rehabilitation of existing buildings is the best way toward sustainability of the existing resources while meeting the recommendations of the European Union (EU). The member states have imposed measures that lead to an improved thermal performance in order to reduce the energy consumption of the buildings. In this context, the present research shows that strengthening the thermal insulation of walls, exterior facade of housing and services buildings in the FA, using the External Thermal Insulation Composite System (ETICS) leads to significant savings in energy. Comparing existing solutions with other options that increase the thickness of the insulation, results in energy savings which present values that vary between 38% and 82% depending on the type of wall, the climatic zone of the country, where the building is located and the insulation thickness reinforcement. This paper further explains that the increased thermal resistance and continuity of the insulation across the surface of the facades reduces the effect of environment heterogeneities, especially regarding the thermal bridging plane, allowing the maximization of the thermal inertia effect on damping capacity and lag of the peak temperatures, improving the comfort conditions for users of the buildings under study. The findings of the study suggest recommendations, in particular, regarding the mechanisms that promote the rehabilitation solutions and development of energy efficiency in the AF buildings.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1145
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