O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
IESM - Instituto de Estudos Superiores Militares >
IESM - Centro de Recursos de Conhecimento >
IESM - CRC - CPOS - FA - Trabalhos de Investigação Individual >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1122

Título: Indicadores de Qualidade para o Ensino na Academia da Força Aérea
Autor: Santos, Aurélio
Palavras-chave: Academia da Força Aérea
Processo de Bolonha
Ensino Superior
Avaliação do Ensino Superior,
Auto-avaliação
Indicadores de qualidade
Issue Date: 2011
Resumo: A adesão de Portugal ao denominado Processo de Bolonha obrigou à criação de um novo quadro legal para o Ensino Superior e para as Instituições de Ensino Superior. A nova legislação, em linha com as “guidelines” da European Network for Quality Assurance, veio exigir que todos os cursos sejam acreditados colocando ênfase na avaliação interna por parte das IES. É neste último aspeto, relativamente à Academia da Força Aérea (AFA), que incide este trabalho, tendo sido restringido o seu âmbito às especialidades ADMAER, ENGAER, ENGAED, ENGEL e PILAV. Este trabalho tem como objetivo único identificar um conjunto de indicadores de qualidade que contribuam para o processo de autoavaliação da quanto à qualidade do seu ensino e assim contribuir para o processo de melhoria contínua desse mesmo ensino. Tendo por base esta problemática, este estudo, realizado de acordo com o método proposto por Raymond Quivy e Luc Van Canpenhoudt, focou-se na procura sobre a importância que os indicadores podem ter num sistema de avaliação da qualidade do ensino, qual a realidade atual da AFA e quais os indicadores que podem complementar o atual sistema e como podem ser obtidos. Para que tal desígnio fosse alcançado foi necessário efetuar algumas análises prévias. Por conseguinte foi identificado no novo quadro legislativo português, quais as novas linhas de orientação para o ES e as implicações para a sua avaliação e acreditação. Foi também analisada, como evoluiu a avaliação da qualidade em particular a sua aplicação ao ES de modo a perceber-se como pode ser efetuada a avaliação do ensino assim como determinar a importância da autoavaliação neste processo. O trabalho revelou através da investigação à literatura e das entrevistas efetuadas que os indicadores de qualidade concorrem para a melhoria contínua do ensino, tendo-se concluído que são uma ferramenta poderosa para um sistema de garantia da qualidade. Foi também verificado, através da análise à atual organização da AFA, que existe uma estrutura que permite a implementação de um sistema de autoavaliação recorrendo a indicadores de qualidade. Concomitantemente, os superiores hierárquicos dos ex-alunos da AFA indicaram, através de inquérito, sentir ter condições para identificar os pontos fortes e fracos da formação dos seus subordinados o que permitiu construir um quadro de indicadores para complementar o que já existe na AFA... O estudo termina com a indicação de algumas recomendações que em nosso entender concorrem para a otimização da avaliação do ensino da AFA. Abstract: Due to the association of Portugal to the Bologna Process a new reality in the Higher Education (HE) was created. That forced the creation of a new legal framework for the HE and the Higher Education Institutions (HEI). The new legislation, in accordance with the guidelines of the European Association for Quality Assurance in Higher Education, has demanded that all courses have to be approved by the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education and also put particular emphasis on internal assessment by the HEI. This last aspect, the internal evaluation of teaching, is the focus of this work, and its scope has been restricted to the specialties ADMAER, ENGAER, ENGAED, ENGEL e PILAV. This study’s sole aim is to identify a set of quality indicators in order to contribute to the process of self-assessment of the education quality in the Portuguese Air Force Academy (AFA), and thereby contribute to the continuous improvement of the education. Based on this issue, this study, conducted according to the method proposed by Raymond and Luc Van Quivy Canpenhoudt, focused on the importance that the indicators may have in a system for evaluating the quality of teaching in the particular case of AFA, and how they can be obtained. To reach such design it was necessary to make some previous studies. To achieve this goal it was identified in the Portuguese legislation for the education system what were the new guidelines and the new implications for assessment and accreditation of the HE and thus for the HEI. It was also examined, in the literature, how quality assessment, in particular its application to the HE, appeared and developed. The objective was to understand how assessment can be made in the HEI as well as determine the importance of self-assessment in this process. Through literature research and interviews the study revealed, that the quality indicators can contribute to the continuous improvement of education because they are a powerful tool for a quality system to work properly. We also observed, by questionnaire, that the superiors of the AFA graduates feel they can identify the strengths and weaknesses of the education of new officers. Concomitantly, by examining the current organization of AFA we are able to prove that there is a structure that comprises the Office of Evaluation and Quality and allows the implementation of a system of self-evaluation using quality indicators.
Arbitragem científica: yes
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/1122
Appears in Collections:IESM - CRC - CPOS - FA - Trabalhos de Investigação Individual

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TII Cap Aurelio Santos_INDICADORES DE QUALIDADE PARA O ENSINO NA AFA.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics