Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9996
Título: A relevância da inteligência competitiva no quadro da gestão do conhecimento e da tomada de decisão informada nas Forças Armadas
Autor: Nunes, Ferreira
Palavras-chave: Inteligência competitiva
Intelligence
Gestão do conhecimento
Gestão estratégica das informações
Tomada de decisão
Forças Armadas
Data: 2013
Editora: IESM
Resumo: As organizações atuam num ambiente cada vez mais dinâmico, complexo, incerto e competitivo, o que apela à necessidade de efetuarem intensas e rápidas transformações, adotando novos paradigmas de gestão da informação, que promovam um incremento à sua capacidade de resiliência e à criação de vantagens competitivas. A este fim são igualmente chamadas as Forças Armadas, a quem é requerido, com intensidade crescente, o cumprimento eficaz da sua missão com uma gestão criteriosa e eficiente dos recursos atribuídos, aspetos que são atingidos através da redução da incerteza associada à tomada de decisão. O decisor necessita de manter uma perceção abrangente, constante e atualizada da realidade do ambiente da organização, que poderá ser suportada pela disponibilização contínua do conhecimento organizacional e de intelligence oportuna e exata. Para a consecução do trabalho de investigação sobre a relevância da inteligência competitiva no quadro da gestão do conhecimento e da tomada de decisão informada nas Forças Armadas, recorreu-se à metodologia hipotético-dedutiva, proposta no manual de investigação em ciências sociais de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. Procurou-se caracterizar e apreender os conceitos implícitos ao tema e a sua articulação, para de seguida averiguar qual a aplicabilidade da inteligência competitiva na melhoria do conhecimento organizacional e da tomada de decisão estratégica no Estado-Maior-General das Forças Armadas, com o recurso ao estudo de caso do Hospital da Forças Armadas. Da investigação realizada conclui-se que a inteligência competitiva contribui para melhorar o conhecimento do ambiente competitivo do Estado-Maior-General das Forças Armadas; que as Forças Armadas necessitam de uma filosofia de gestão que integre o ambiente exterior, o desempenho interno e a orientação para o futuro. As sinergias obtidas a partir de um processo de gestão estratégica das informações e uma eficaz gestão do conhecimento são condições sine qua non nas Forças Armadas, para ajudar os decisores a reduzirem os níveis de incerteza e a tomar decisões mais informadas e racionais, a compreenderem o presente e a perspetivarem o futuro, através da interpretação antecipada dos sinais que alertam para a mudança, atingindo assim, os desejados níveis de excelência. Abstract: Organizations operate in an increasingly dynamic, complex, uncertain and competitive environment, which calls for the need to make intense and rapid changes, adopting new paradigms of information management, which promotes an increment to its resilience capacity and the creation of competitive advantages. For this purpose are also called the Armed Forces, who are required, with increasing intensity, to fulfill effectively its mission with a careful and efficient management of the resources allocated. These aspects are achieved by reducing the uncertainty associated with decision-making. The decision maker needs to maintain a wide, constant and updated understanding of the reality of the organization’s environment, which can be supported by the continuous availability of organizational knowledge as well as timely and accurate intelligence. For the achievement of the research work about the importance of competitive intelligence in the framework of the management of knowledge and informed decision-making in the Armed Forces, we resorted to the hypothetical-deductive methodology proposed in the manual of social science research by Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt. We sought to characterize and understand the implicit concepts to the theme and its articulation, to then find out what is the competitive intelligence applicability in organizational knowledge improvement and strategic decision-making in the General Staff of the Armed Forces, with the use of the case study of the Armed Forces Hospital. The investigation concluded that the competitive intelligence helps to improve knowledge of the competitive environment of the General Staff of the Armed Forces; the Armed Forces require a management philosophy that integrates the outside environment, internal performance and orientation to the future. Synergies obtained from a process of strategic management of information and an effective knowledge management are the sine qua non conditions in the Armed Forces to help decision-makers reduce levels of uncertainty and taking more informed and rational decisions, understanding the present and viewing the future through the early interpretation of signs that warn for change, reaching the desired levels of excellence.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9996
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CEMC - Trabalhos de Investigação Individual

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