Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9969
Título: A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores
Outros títulos: desafios e problemas
Autor: Sequeira, Ana Pires
Pinto, Jorge
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Formação em alternância interativa
Desafios
Problemas
Formation initiale des enseignants
Formation en alternance interactive
Défis
Problèmes
Data: 2013
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo: Nesta comunicação apresentamos os princípios e as lógicas de ação que estiveram na base do modelo de formação de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico na ESE de Setúbal, bem como de alguns aspetos da sua implementação. Assumimos que o modelo de formação a desenvolver tinha como quadro de referência a formação em alternância interativa. Que lógicas de ação que então foram seguidas para chegar ao referencial profissional prescrito? Como construir uma relação frutuosa entre teoria e prática? Qual o papel da análise de práticas para a formação do um profissional que se conhece a si próprio no seu agir profissional? Quais os principais problemas que enfrentamos na consecução do desenvolvimento deste modelo de formação?
Dans cette communication, nous présentons les principes et les logiques d'action qui étaient à la base du modèle de formation des enseignants de la maternelle et des enseignants du 1er cycle à Setubal ESE, ainsi que certains aspects de sa mise en oeuvre. Nous partons de l´idée que le modèle de formation qui nous sert comme cadre de travail c`est celle de la formation en alternance interactif. Quelles sont les logiques d'action qui ont ensuite été suivis pour atteindre le modèle de référence prescrit? Comment construire une relation fructueuse entre la théorie et la pratique? Quel est le rôle de l'analyse des pratiques pour la formation d'un professionnel qui se connait dans son jeu professionnel? Quels sont les principaux problèmes auxquels nous sommes confrontés dans la réalisation de l'élaboration de ce modèle de formation?
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9969
Versão do Editor: http://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdf
Aparece nas colecções:IPS - ESE - DCCL - Comunicações em congressos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A construção de um modelo de formação... professores - pp. 500-506 (AFIRSEActas2013).pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.