Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9934
Título: O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
Autor: Freitas, Joana Carina Marques
Orientador: Sousa, Maria Fernanda Botelho
Palavras-chave: Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: A escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. A escrita exige a capacidade de selecionar e de combinar as expressões linguísticas, organizando-as numa unidade de nível superior, para construir uma representação do conhecimento, correspondente aos conteúdos que se quer expressar. Sendo uma competência tão importante, é primordial que seja trabalhada de forma eficiente nas escolas, nomeadamente, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, acredita-se que, para desenvolver a competência de escrita neste ciclo de estudos, poderá ser vantajoso recorrer à criação de um blogue de turma como estratégia motivadora. Neste trabalho, verificou-se qual a influência da publicação, num blogue, de textos produzidos por alunos do terceiro ano, no aperfeiçoamento da escrita. Verificou-se que os avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cuidadosos a escrever, criam o hábito de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los e estabelecem uma relação de troca com os colegas, partilhando textos para revisão. O recurso a esta ferramenta é, portanto, uma mais-valia para o desenvolvimento da escrita dos alunos do Ensino Básico.
Writing is the most efficient instrument for the transmission, expression and establishment of a culture, as well as the technical and scientific knowledge of society. Writing requires the ability to select and combine linguistic expressions, organizing them in a higher-level unit, to build a knowledge representation, corresponding to the content that we want to express. Being such an important skill, it is essential to be worked efficiently in schools, namely, the 1st cycle of basic education. On the other hand, it is believed that to develop the writing skill in this cycle of studies, it may be helpful to create a class blog as a motivating strategy. In this work it was found what is the influence of publication, in a blog, of texts produced by third-year students on writing improvement. It was found that the advances are quite clear: students are more careful to write, create habits of reading and reading again the texts before sending or publish them and establish an exchange relations with colleagues by sharing texts for review. The use of this tool is therefore an asset for the development of writing of primary school students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9934
Designação: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_julho_versão definitiva - Joana Freitas.pdf5,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.