Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9932
Título: Jardins secrets
Outros títulos: a criação de uma marca
Autor: Oliveira, Ana de
Orientador: Reis, Joaquim
Palavras-chave: Marca - Construção
Marca - Estratégia
Marca
Marketing
Data de Defesa: 2013
Resumo: Como criar uma nova marca? Tal é a questão abordada nesta tese. Partiu tudo de uma proposta inicial: criar uma marca de chás que acompanhasse uma marca de produtos de dermocosmética profissional – a Gernétic –, de quem seria um complemento terapêutico e, simultaneamente, uma mais-­‐valia em termos estéticos e de life-­style de qualidade. Abordou-­‐se a questão apoiando-­‐nos na literatura existente, procurando nela encontrar pistas para a criação de um produto que gerasse o tipo de valor intangível que caracteriza as marcas de sucesso. Procedeu-­‐se à análise dos mercados do chá e da estética, já que o produto se inclui em ambos – sendo por isso pioneiro em Portugal. Também se desenvolveu uma série de instrumentos de pesquisa – entrevistas, inquéritos e um focus group –, para avaliar o potencial de aceitação do conceito. Partindo destas bases, desenvolveu-­‐se todo o processo de criação, começando pela definição dos benefícios terapêuticos e emocionais da linha, a ser composta de quatro tipos diferentes de chás, aplicáveis a situações de tratamento diversas. Encontrou-­‐se um nome que pareceu adequado e imaginativo – Jardins Secrets – e, consequentemente, estudou-­‐se a personalidade da marca. Criou-­‐se o respectivo logótipo e definiu-­‐se o lettering. Determinaram-­‐se as diferentes apresentações dos chás – em folha solta para o mercado B2B, em saqueta para o B2C – e o tipo de embalagens a utilizar em ambas as circunstâncias. Desenvolveu-­‐se ainda uma embalagem com capacidade para duas saquetas, em quatro modalidades e cores, coleccionável. Fez-­‐se um anteprojecto gráfico das embalagens. Finalmente apresentaram-­‐se uma série de sugestões para o melhor aproveitamento da marca, desde a escolha de um produtor nacional até às vantagens de dar formação específica às técnicas de estética sobre o modo de fazer chá, potenciando a qualidade da bebida a servir e reforçando o bonding entre a empresa AC Bio Cosmética e as suas clientes B2B.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9932
Designação: Mestrado em Gestão de Marketing
Aparece nas colecções:IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado

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