Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9929
Título: Identificação dos Comportamentos de Comando e Liderança para a Promoção do Desempenho dos Subordinados
Autor: Lopes, César
Palavras-chave: Liderança
Desempenho
Comportamentos
Competências
Subordinados
Papéis
Data: Jul-2015
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O recurso mais preponderante que o Exército Português possui é, sem dúvida alguma, os seus Recursos Humanos. Saber gerir da melhor maneira esses recursos faz parte dos papéis diários dos comandantes, estando diretamente relacionado, ao fazer o uso correto de comportamentos de comando e liderança para promover o desempenho dos subordinados, com a melhoria de toda a instituição. Esta investigação está subordinada ao tema “Identificação dos Comportamentos de Comando e Liderança para a Promoção do Desempenho dos Subordinados”, e com ela pretende-se estudar os comportamentos dos Oficiais Capitães e Subalternos dos Quadros Permanentes de Administração Militar com funções de comando de homens. Para se proceder à investigação foram realizados inquéritos por questionário compostos por quatro partes aplicados a 9 comandantes e 200 subordinados. A primeira com dados sociodemográficos, a segunda contemplando 6 dimensões de liderança, a terceira com 3 fatores critério e a quarta com 6 competências de desempenho. Deste estudo, pode concluir-se que existem comportamentos que ao serem realizados pelos comandantes influenciam de forma positiva o desempenho dos subordinados. Realçando-se os comportamentos associados às dimensões de liderança visão do ambiente externo e interno, tomada de decisão e planeamento, liderança participativa e envolvimento e coesão e trabalho de equipa. Devendo o comandante atualizar as suas capacidades para realizar com eficácia o seu trabalho, visualizar o ambiente interno e externo da organização, estudar os recursos que tem ao seu dispor para alcançar os objetivos, promover a participação dos subordinados na tomada de decisão, conciliar as necessidades dos subordinados com os objetivos da organização, encorajar os subordinados na produção de ideias, administrar o tempo de forma eficaz, ter um discurso convincente, não ter receio de manifestar a opinião, promover o trabalho de equipa, explicar aos subordinados os seus pontos fortes e fracos e trabalhar em equipas multi e inter culturais com facilidade.
Abstract The most vital resource that the Portuguese Army possesses is, undoubtedly, its Human Resources. Knowing how to better manage those resources is part of the commanders’ daily papers, being directly related to the improvement of all the institution, by making correct use of command and leadership behaviors to promote the subordinates’ performance. This research is subject to the theme “Identification of Command and Leadership Behaviors to Promote the Performance of Subordinates” and, with it, one intends to study the behaviors of the Official Captains and Junior Officers of the Permanent Boards of Military Administration, with men command functions. To carry out the research, surveys by questionnaire – composed of four parts and applied to nine commanders and two hundred subordinates – were conducted. The first part presented sociodemographic data; the second covered six leadership dimensions; the third, three criteria factors; and the fourth, six performance skills. From this study, one can conclude that there are certain behaviors that, when carried out by commanders, positively influence the subordinates’ performance, highlighting the behaviors associated with the leadership dimensions, vision of the external and internal environment, decision making and planning, participatory leadership, and engagement, cohesion and teamwork. The commander must update his/her skills to do his/her work in an effective way; visualize the internal and external environment of the organization; study the resources he/she has at his/her disposal to achieve the proposed goals; promote the participation of subordinates in decision making; reconcile the subordinates’ needs with the organization's goals; encourage subordinates in the production of ideas; manage time effectively; have a compelling speech; do not be afraid to express his/her opinion; promote teamwork; explain to the subordinates their strengths and weaknesses; and work on multiand intercultural teams with ease.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9929
Aparece nas colecções:AM - CM - CHCM - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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