Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9907
Título: A influência das competências de liderança dos oficiais subalternos de Cavalaria no compromisso dos subordinados
Autor: Pinto, João
Palavras-chave: Liderança
Compromisso
Oficiais Subalternos de Cavalaria
Unidades de Cavalaria
Data: Jul-2015
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O presente estudo, subordinado ao tema “Influência das Competências de Liderança dos Oficiais Subalternos de Cavalaria no Compromisso dos Subordinados ”, tem como principal finalidade identificar e caraterizar os comportamentos dos Of iciais Subalternos de Cavalaria do Exército Português que mais influenciam o compromisso dos subordinados, fazendo com que estes se comprometam de forma elevada com a tarefa ou a Instituição , contribuindo assim, para a identificação das lacunas na área do comportamento organizacional, em c ontexto militar, nomeadamente quanto à liderança e ao compromisso dos subordinados. Para o estudo foi implementado um inquérito por questionário de competências da liderança, composto por seis dimensões da liderança, e um questionário do compromisso que contempla quatro dimensões O inquérito foi aplicado a uma amostra de 145 militares dividida por duas categorias (40 Sargentos e 105 Praças). No que respeita às dimensões da liderança os subordinados das várias Unidades de Cavalaria percecionaram de diferentes formas os comportamentos de liderança praticados pelos seus comandantes, sendo que a única em que os comandantes se focam na orientação para as tarefas é o Regimento de Cavalaria nº 3 em Estremoz, os restantes são percecionados como tendo um comportamento orientado para as relações interpessoais. Os resultados indicam que das quatro dimensões do compromisso em estudo, nas Unidades de Cavalaria os subordinados comprometem-se ao nível emocional, ao nível racional e ainda se esforçam por ajudar os restantes a esforçar-se, ou seja, esforço discricionário. Ainda, conclui-se que os Oficiais Subalternos praticam diferentes comportamentos de liderança que influenciam no compromisso dos subordinados, nomeadamente, “orientação para a missão pelo exemplo e ética”, “tomada de decisão e planeamento”, “visão do ambiente externo e interno”, “ coesão, trabalho de equipa e cooperação”, “gestão de conflitos pela transparência” e “liderança participativa e envolvimento”.
Abstract This study, entitled "Influence of Leadership skills of Cavalry Junior Officers in the Commitment of their Subordinates", has as its main purpose to identify and characterize the behavior of the Portuguese Army Cavalry Subalterns that most influence the commitment of their subordinates, leading them to commit themselves to carry out their tasks and to the institution. Thus contributing to the identification of gaps in the area of organizational behavior within the military context, namely leadership and commitment. to carry out this study a survey was implemented consisting of a questionnaire about leadership skills, taking into account the six dimensions of leadership and the four dimensions of commitment. This survey was applied to a sample of 145 soldiers divided into two groups (40 Sergeants and 105 Corporals and Privates). With regard to the dimensions of leadership subordinates of several cavalry units perceive differently the existing leadership behaviors in their commanders, and the only one where commanders focus on guidance for tasks is the Cavalry Regiment 3 in Estremoz , the others are perceived as having a behavior oriented to interpersonal relations. The results indicate that from the four dimensions of commitment under study, in the Cavalry Units the subordinates commit themselves to the emotional level, the rational level and still strive and help the others to strive, which is discretionary effort. It can also be concluded that the Junior Officers practice different leadership behaviors which influence the commitment of subordinates, in particular “lead by example and ethics”, “decision-making and planning”, “view of external and internal environment” “cohesion, teamwork and cooperation”, “conflict management transparency” and “participative leadership and involvement”.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9907
Aparece nas colecções:AM - CM - CHCM - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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