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Título: A prática de equitação como um exponencial do desenvolvimento das competências de liderança no Ensino Superior: Academia Militar
Autor: Oliveira, Filipe
Palavras-chave: Ensino superior militar
Academia Militar
Equitação
Competências de liderança
Formação
Data: Set-2015
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O presente estudo incide sobre a equitação como exponencial de desenvolvimento das competências de liderança e pretende contribuir para um conhecimento mais objetivo e aprofundado sobre de que forma a equitação, praticada na Academia Militar, pode desenvolver ou exponenciar nos alunos competências fundamentais para o exercício das funções de comando, direção e chefia. Assim, este trabalho de investigação tem como principal objetivo verificar se a prática de equitação é uma tecnologia educativa moderadora para o desenvolvimento de competências associadas à liderança, essenciais ao desempenho dos futuros Oficiais do Exercito e da Guarda Nacional Republicana. Para o estudo foi utilizado um inquérito de competências de liderança e utilizada uma amostra de 180 indivíduos (praticantes e não praticantes de equitação) de diferentes instituições. Com base nos dados das respostas obtidas ao inquérito efetuou-se o tratamento e a análise estatística, com recurso ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Da análise de dados, conclui-se que existem diferenças ao nível de proficiência das competências de liderança entre praticantes e não praticantes de equitação na Academia Militar, no Colégio Militar e na Universidade de Évora, sendo os praticantes de equitação que mostram um nível superior de proficiência nas competências em estudo. Conclui-se que através da prática de equitação, a Academia Militar ganha nos futuros oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana líderes com um nível superior do domínio das competências de liderança, cumprindo assim a sua missão de ensino e formação dos futuros líderes.
Abstract The present study focuses about horse riding as a development exponencial of leadership skills and aims to contribute to a more objective knowledge and thorough about how does horse riding, practiced at the Military Academy, can develop or raise at the students fundamentals skills for the exercise of the command functions, direction and leadership. Thereby, this research work has as main objective to verify if a riding practice is an educational technology moderator for the leadership associated skills development, essential to the future Officers of the Army and Republican National Guard performance. For the study was used a survey of leadership skills and used as sample 180 individuals (horse riding practitioners and not practitioners) of different institutions. Based on data of the inquiry answers has been performed the statistical treatment and analysis, using the statistical program Statistical Package for Social Sciences. From the data analysis, it is concluded that there are differences at the level of proficiency of leadership skills among horse riding practitioners and not practitioners at the Military Academy, at the Military College and at Évora University, being the riding practitioners who show a higher level of proficiency at the skills in study. It is concluded that through horse riding practice the Military Academy won at Future Officers of the Army and Republican National Guard leaders with a superior level of leadership skills domain, thus fulfilling their teaching mission and training of future Leaders.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9895
Aparece nas colecções:AM - CM - CHCM - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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