Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9820
Título: Escrever para adquirir e explicitar conhecimentos
Outros títulos: contributos do desenvolvimento de uma sequência didática para o processo de escrever para aprender
Autor: Pinheiro, Cláudia Sofia Pinela
Orientador: Pinto, Mariana Oliveira
Palavras-chave: Escrever para aprender
Ciclo de escrita
Sequência didática
Exposição escrita
Writing to learn
Writing cycle
Didactic sequence
Written exposition
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: Ao longo de todos ciclos de escolaridade, com uma regularidade diária, os alunos utilizam a escrita para a realização de tarefas escolares, nas diversas áreas disciplinares. Estas tarefas podem variar entre o registo de informações sobre os conteúdos abordados, tomada de notas da informação transmitida pelo professor, elaboração de trabalhos escritos ou resolução de tarefas de avaliação (como testes). No decorrer dessas tarefas, os professores detetam frequentemente dificuldades de escrita dos alunos. Como consequência dessas dificuldades, associadas ao ensino da escrita, e sendo esta uma competência fundamental nas diversas áreas disciplinares, os problemas da escrita contribuem de forma decisiva para o insucesso escolar. No sentido de contornar os problemas associados à escrita, surge a necessidade de fornecer aos alunos estratégias para o desenvolvimento do escrever para aprender. O processo de escrever para aprender apresenta uma evidente relação entre a escrita e a aquisição, estruturação e expressão do conhecimento. O trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo compreender os efeitos do desenvolvimento de uma sequência didática, previamente planificada e implementada pelo professor. Essa sequência didática resulta da realização intencional de um conjunto de tarefas, com o objetivo de trabalhar com os alunos o processo de escrever para aprender através do ciclo de escrita. Neste sentido, elaborou-se uma tarefa de investigação aplicada antes e depois da realização da sequência didática. Assim, numa fase inicial caracterizam-se as produções escritas dos alunos e os problemas associados. Na fase final, demonstram-se os resultados da aplicação da sequência didática, recorrendo à comparação dos dados recolhidos nas produções iniciais e finais dos alunos. Os resultados obtidos permitem concluir que, na fase inicial do estudo, os alunos não possuíam quaisquer técnicas de seleção e organização de informação, o que se refletia na qualidade dos textos produzidos. Depois da implementação da estratégia, os textos finais dos alunos apresentam melhorias, quer ao nível dos conteúdos textualizados, quer em relação à própria estrutura e organização textual.
Throughout all educational cycles, students use writing every day to perform school tasks in different subject areas. These tasks can be anything from writing information on content covered, take notes of the information that the teacher imparted, elaboration of written assignment or even solving written tests. During these tasks teachers often detect difficulties in students’ writing. As a result of these difficulties, related with the teaching of writing, and this being a fundamental competence in various disciplines, the writing problems contribute decisively to school failure. In order to avoid the writing problems, comes the need to provide students with strategies to develop the process of writing to learn. This process presents a clear relationship between writing and the acquisition, structuring and expression of knowledge. The work presented here aims to understand the effects of the development of a didactic sequence, previously planned and implemented by the teacher. This didactic sequence results from the intentional preforming of a set of tasks, in order to work with the students the process of writing to learn though the writing cycle. For this purpose, it was developed a research task applied before and after the implementation of the didactic sequence. Initially, the written productions of students and their problems were characterized. In the final phase, the results of the application of the didactic sequence were shown, using the comparison of data collected in the early and final productions of the students. The results obtained allow to conclude that in the early stage of the study, students did not have any selection techniques and ability to organize information, which was reflected in the quality of texts produced. After implementation of the strategy, the final texts have improved, both in terms of textualized content, whether in structure and textual organization.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9820
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório do Projeto de Investigação do Estágio III.pdf5,66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Texto - A Girafa.pdf49,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf278,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf276,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf268,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf269,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf277,44 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf266,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf264,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf263,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf260,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf224,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf265,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf265,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf261,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf270,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf260,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf260,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf265,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf270,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf265,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf265,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf263,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf282,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf260,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf410,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf146,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf206,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf222,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf249,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf210,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf208,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf171,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf187,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf180,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf171,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf159,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf181,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf192,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf208,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf284,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf254,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf193,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf176,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf320,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf162,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf221,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf112,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf253,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf202,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf224,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf205,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf292,02 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf115,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf138,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf114,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf126,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf115,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf120,9 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf220,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf166,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf223,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf129,09 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf180,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf120,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf252,29 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf278,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf276,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf253,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf249,93 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf274,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf250,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf290,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf233,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf257,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf253,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf260,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf250,93 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf270,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf277,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf263,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf300,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf273,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf262,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf257,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf252,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf226,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf272,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf545,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf114,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf161,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf295,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf258,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf223,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf133,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf220,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf186,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf201,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf90,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf120,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf160 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf127,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf215,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf234,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf188,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf131,45 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf101,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1.pdf102,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
A2.pdf193,27 kBAdobe PDFVer/Abrir
A3.pdf529,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
A4.pdf126,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
A5.pdf100,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
A6.pdf205,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
A7.pdf195,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
A8.pdf164,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
A9.pdf174,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
A12.pdf185,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
A13.pdf133,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
A14.pdf143,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
A15.pdf89,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
A16.pdf96,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
A17.pdf62,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
A18.pdf134,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
A19.pdf128,9 kBAdobe PDFVer/Abrir
A20.pdf144 kBAdobe PDFVer/Abrir
A21.pdf231,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
A23.pdf156,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
A24.pdf105 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ficha “Chuva de ideias”.pdf23,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ficha “Organizar ideias”.pdf23,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Texto - As plantas.pdf54,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Texto - O Tucano de bico vermelho.pdf46,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Texto - Os animais.pdf53,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Texto - Os meios de transporte.pdf55,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.