Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9809
Título: Prevenção das infeções associadas à cateterização venosa central no adulto
Autor: Fonseca, Manuela Afonso da
Orientador: Monteiro, Elsa
Palavras-chave: Prevenção
Infeção
Cateter venoso central
Metodologia de trabalho de projeto
Competências
Prevention
Infection
Central venous catheter
Project work methodology
Competences
Data de Defesa: Set-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
Resumo: Este relatório resulta de um processo de aprendizagem, realizado no âmbito do 4º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal e do trabalho realizado no âmbito do 3º Curso de Pós-Licenciatura de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no qual procedemos à realização de três estágios numa Unidade de Cuidados Intensivos de um Centro Hospitalar na Margem Sul do Tejo, com vista à aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No decorrer dos três estágios contemplados no Plano de Estudos do 3º CPLEE desenvolvemos um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) e um Projeto de Aprendizagem Clinica (PAC) de acordo com a metodologia de projeto que se define como um “conjunto de operações explícitas que permitem produzir uma representação antecipada e finalizante de um processo de transformação do real” (GUERRA, cit in RUIVO et al, 2010, p.3). A temática do PIS incidiu na área da prevenção e controle de infeção associada aos cuidados de saúde relacionado com o cateter venoso central. Assim após a aplicação de um questionário à equipa de enfermagem da UCI, a construção de uma FMEA e uma análise de SWOT no decorrer da fase de diagnóstico enunciamos como objetivo geral contribuir para a prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde relacionadas com os cateteres venosos centrais, e como objetivos específicos elaborar um procedimento sobre a prevenção da infeção associada à cateterização venosa central no adulto, elaborar uma checklist de verificação do procedimento e formar a equipa sobre a prevenção da infeção associada à cateterização venosa central no adulto, que após a sua implementação permitiu-nos desenvolver a competência K3 - Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas. Com vista à aquisição das restantes competências especificas do enfermeiro em Pessoa em Situação Critica e da Pessoa em Situação de Doença Crónica, desenvolvemos um PAC , que tinha como objetivos específicos prestar cuidados à pessoa em situação emergente e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica, formar os elementos da equipa multidisciplinar que constituem a EEMI sobre o papel desta equipa no plano de emergência interno do Centro Hospitalar, elaborar um Artigo de reflexão sobre os cuidados paliativos nas unidades de cuidados intensivos e organizar um dossier temático sobre documentos e recursos existentes para cuidar a pessoa com doença crónica.
Abstract: This report is a result of a learning process, preformed in the area of the 4th Masters Degree in Medical-Surgical Nursing in the College of Health Education of Setúbal of the Polytechnic Institute of Setúbal and the work performed in the area of the 3rd Postgraduate Course of Specialist in Medical- Surgical Nursing. Three traineeships occurred during this work in an Intensive Care Unit of a Medical Establishment in the South Bank of the Tagus in order to acquire specific and common skills of a Specialist in Medical-Surgical Nursing. In the course of the traineeships contemplated in the Study Plan of the 3rd Postgraduate Course of Specialist in Medical-Surgical Nursing, we developed an Intervention in Service Project (ISP) and a Clinical Learning Project (CLP) according to the project methodology defined as “a group of explicit operations which allow to produce an anticipated and finalizing representation of a real transformation process.” (GUERRA, cit in Ruivo et al, 2010, p.3). The theme of the ISP focused in the area of prevention and control of infections associated to health care related to the central venous catheter. Thus, after applying a questionnaire to the nursing team in the Intensive Care Unit, the building of a FMEA and a SWOT analysis in the course of the diagnostic fase, we announced as general aim to contribute for prevention of infections associated to the health care related to the central venous catheters and as a specific aim elaborate a procedure about the prevention of the infection associated to the central venous catheterisation in an adult. We elaborated a check list of verification of the procedure and informed the team about the prevention of the infection associated to the central venous catheterisation in an adult which after its implementation permitted us to develop the K3 competence. It maximises the interventions in the prevention and control of the infection in a person in critical situation and/or organic failure due to the complexity of the situation and to the necessity of adequate answers in active time. In order to acquire other specific skills of a nurse with people in Critical Situations we developed a CLP. It has as specific aims to provide care to a person in emergent situations and anticipate instability and risk of organic failure, form the elements of the multidisciplinary team which constitute an EEMI about their role in the internal emergency plan of the health facility, elaborate a reflexion article about the alleviative care in Intensive Care Units and organize a thematic dossier with documents and existing resources to care for a person with chronic diseases.
Descrição: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9809
Aparece nas colecções:IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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